• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos

    Campanha contra a violência no trânsito Crianças encenam peça de educação para o trânsito. Espetáculo vai viajar por sete estados e têm apoio da Catedral e da Ong "Menos Velocidade, Mais Vida"

    Fernanda Leonel
    Repórter
    03/05/2007

    Juiz de Fora registrou em 2006, 5.468 acidentes de trânsito. Uma média anual de quase 15 acidentes, todos os dias, nas ruas da cidade. Os desastres envolvendo crianças, até cinco anos, somam 68, e entre a idade de seis a 14 anos, 197.

    Foi pensando nesses números e com base na sua experiência pessoal, que o motorista de ônibus Ajesus Aleixo da Silva (no vídeo ao lado), resolveu organizar uma campanha que pudesse mobilizar e emocionar motoristas e pedestres. Nesta sexta-feira, dia 04 de maio, os pequenos "Anjos Vítimas do Trânsito" - nome do projeto - vão para a Praça Antônio Carlos encenar um pedido de atenção no trânsito.

    A peça, que também trabalha em alguns momentos como uma espécie de musical, vai levar dez crianças vestidas de anjo, a partir de 15h, na praça da região central de Juiz de Fora. Aberto ao público, o evento também vai receber a imagem de Nossa Senhora do Rosário, na cidade.

    "Pensamos em 20 crianças, mas decidimos por dez. Preparamos um espetáculo muito bonito, que pretende tentar despertar a atenção dos motoristas para o crescente número de acidentes, envolvendo menores. Vamos tentar despertar as pessoas através da emoção", comenta Ajesus, também responsável pela montagem da peça.

    A idéia, que tomou forma em uma conversa entre amigos, vai para fora da cidade e do estado. Com ajuda da Ong "Menos Velocidade, Mais vida", da qual Ajesus é integrante, e também da Catedral Metropolitana, através do Bispo Dom Eurico, o grupo de crianças vai levar o espetáculo para mais sete estados do Brasil.

    Nos próximos dias, o grupo vai para Osasco, em São Paulo. Também estão agendadas apresentações no Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina. Três outros estados, ainda a serem definidos também vão receber os "anjos". Um DVD deve ser gravado durante as apresentações e vai estar disponível para quem pretenda ajudar o projeto ou guardar uma mensagem de educação no trânsito.

    JF: sinalização adequada e pouca atenção

    foto de Gerson Para o presidente da ONG "Menos Velocidade, Mais Vida", Gerson Meirelles (foto), Juiz de Fora é uma cidade bem sinalizada, que consegue ter regras bem expostas de trânsito. No entanto, os motoristas não estão conseguindo fazer a sua parte e não respeitam a boa sinalização.

    "Muitos jovens acham que são super-homens e não conseguem acreditar que nada vai acontecer com eles. A imprudência é o principal fator dos acidentes de trânsito. Temos que tentar ajudar essa pessoas a entender que é possível diminuir esses números tristes", comentou o presidente, analisando o ato da próxima sexta.

    Para Gérson, um dos objetivos dessa campanha é fazer com que os pequenos não só levem a mensagem de paz no trânsito para seus pais como também absorvam esse conhecimento. "É um projeto que pretende colher frutos a longo prazo também. Queremos ajudar a desenvolver uma juventude mais consciente".

    foto de Gerson A vice-presidente da ONG, Enilce da Rocha (foto) concorda com Gérson no que diz respeito a necessidade de educação para o trânsito e complementa que a parceria da igreja na campanha só traz benefícios.

    "O trânsito deve ser encarado como cidadania. A Pastoral atinge muita gente, famílias inteiras, e acho que o grupo só tem a ganhar com a força e o poder da instituição", comenta. Para ela, além da conscientização, a divulgação das leis e a fiscalização da Polícia Militar são fatores que podem contribuir, e muito, para a diminuição dosa tristes números de Juiz de Fora e do Brasil.

    Em dezembro do ano passado, a campanha fez sua primeira apresentação, que aconteceu na BR-040. Na ocasião, as crianças vestidas de anjo entregavam aos motoristas que passavam pelo local uma mensagem que pedia mais atenção para o que está acontecendo.

    "Crianças não dirigem, então para que seja prejudicadas por acidentes de trânsito, estão sofrendo por erros dos outros. Precisamos ter isso em mente, e dirigir para o bem, de forma a evitar a morte desses anjos e também de outras pessoas", resume Ajesus.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.