Segunda, 13 de agosto de 2007, atualizada ?s 17h57

JF ganha passagem de pedestre acess?vel para pessoas com defici?ncia visual no centro


Fernanda Leonel
Rep?rter
13/08/2007

A rua Afonso Pinto Mota, no centro de Juiz de Fora, vai ganhar uma passagem diferenciada para pedestres, conhecida como traffic calming, a partir da pr?xima ter?a-feira, dia 14 de agosto.

O instrumento de ajuda na travessia j? foi instalado em outras ruas, mas vai ser o primeiro da cidade a contar com linhas guia para pessoas com defici?ncia visual.

Quem n?o enxerga, encontra nas ranhuras da passagem de pedestre (detalhe na foto ao lado), a certeza de que est? atravessando a rua em linha reta, dentro da ?rea permitida. As linhas guias, continuam tamb?m na extens?o do passeio.

Outro detalhe de acessibilidade do traffic calming da rua Afonso Pinto Mota s?o as quebras de obst?culos: pisos diferenciados nas cabeceiras das cal?adas rebaixadas (foto abaixo, ? esquerda) para que a pessoa com defici?ncia visual identifiquem que ali h? uma passagem diferenciada para pedestres.

foto de quebra de obst?culo no traffic calming foto da passagem de pedestre com linha guia para cegos

Os suportes para atravessar a rua em Juiz de Fora t?m uma eleva??o em torno de cinco cent?metros do n?vel do asfalto e garante tamb?m que motoristas reduzam a velocidade ao passar pelo local.