Vontade de ajudar o próximo move o trabalho voluntário Edir Machado de Vasconcelos é voluntário de serviços gerais no Instituto Bruno há quase um ano. Para ele, é gratificante ver o sorriso no rosto das pessoas

Aline Furtado
Repórter
3/9/2009

O metalúrgico aposentado Edir Machado de Vasconcelos, 61 anos, sempre pensou em desenvolver algum tipo de trabalho voluntário, mas devido à correria do dia-a-dia, o projeto foi adiado por algum tempo. "Por causa do cansaço e do desejo de estar perto da família durante os finais de semana, acabei adiando a vontade de ajudar o próximo."

Até que, há pouco mais de um ano, quando estava aposentado, senhor Machado, como é mais conhecido, viu um anúncio em um jornal a respeito do Instituto Bruno e decidiu procurar a entidade, onde é, desde então, voluntário de serviços gerais. "Eu sempre cuidei de pequenos reparos em casa e senti que poderia ser útil. No início, havia muita coisa a ser feita, agora faço basicamente a manutenção", destaca. 

No Instituto Bruno, desenvolve trabalhos de marcenaria, pintura, consertos em geral, além atuar na manutenção das instalações elétricas. Entre os trabalhos desenvolvidos por ele, estão a implantação de uma barra utilizada para exercícios físicos, a pintura de algumas áreas, a colocação de armários e a reforma de cadeiras de locomoção.

ArmárioCasado, pai de dois filhos e avô de dois netos, senhor Machado afirma que está sempre atuando na causa solidária. "Procuro sempre incentivar as pessoas a fazerem trabalhos voluntários, faço isso dentro de casa, com minha esposa". E completa: "Para ser voluntário, é preciso ter boa vontade, só isso. Lugares onde atuar não faltam." 

Para ele, é gratificante ver o sorriso no rosto das pessoas atendidas e assistidas pela instituição. "É uma lição de vida ver as pessoas sorrindo, mesmo diante de tantas dificuldades." 

A instrutora de educação do Instituto Bruno, Eni da Penha Oliveira Silva, diz que o trabalho do senhor Machado faz toda a diferença. "O que ele pode fazer para contribuir, ele faz", destaca. 

Instituto Bruno

Criado em 2000, o Instituto Bruno atende a 62 pessoas, além de prestar assistência a mais 30 e contabilizar 59 avaliados, com idades que variam da infância até a idade adulta. A entidade atende surdocegos e portadores de paralisias múltiplas.

A instituição, além de prestar atendimentos, doa alimentos, remédios, cadeiras de rodas e encaminha pacientes para cirurgias. Para se informar a respeito do Instituto Bruno, entre em contato pelo telefone (32) 2102-4334.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!