Segunda-feira, 1? de outubro de 2007, atualizada ?s 16h38

Dia Municipal de Incentivo ? Ado??o. Juiz de Fora possui 260 crian?as vivendo em abrigos


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Atualmente, s?o cerca de 260 crian?as vivendo em abrigos, em Juiz de Fora. Elas se dividem nos dez existentes na cidade e esperam pelo dia da ado??o ou da volta para casa. Segundo a coordenadora executiva de prote??o especial da Amac, Rita Fajardo, o motivo principal que leva as crian?as aos abrigos ? a neglig?ncia familiar.

"As fam?lias t?m condi?es de cuidar das crian?as, mas por algum motivo deixam de dar alimenta??o, prote??o e de levar ? escola. Os outros motivos s?o a falta de condi??o material para cuidar, o abandono, a orfandade e a viol?ncia dom?stica", explica Rita.

O dia municipal de incentivo ? ado??o ? comemorado nesta segunda-feira, 1? de outubro. At? a pr?xima quarta-feira, 03 de outubro, acontece o V Encontro de Abrigos. Na programa??o est?o panfletagem, exibi??o de v?deo e apresenta??o de a?es do Plano Nacional de Conviv?ncia Familiar.

O evento pretende melhorar o atendimento ? crian?a e ao adolescente em situa??o de abrigo. "Queremos mostrar a realidade do abrigo e da ado??o. Temos que garantir a conviv?ncia social das crian?as", ressalta Rita.