Desemprego leva at? pessoas de n?vel superior ?s ruas Pesquisa revela que o principal motivo que leva as pessoas a morarem nas ruas de Juiz de Fora, est? relacionado ? falta de oportunidade de trabalho

Renata Solano
*Colabora??o
23/11/2007

Mesmo sendo considerado baixo o n?mero de pessoas que possuem curso superior completo (0,4%), e que moram nas ruas de Juiz de Fora, o principal motivo alegado por eles e pela maioria do 745 entrevistados, moradores de rua - destes, 409 considerados catadores de material recicl?vel - ? a falta de oportunidade de trabalho. Os dados apontam tamb?m que 72,5% dos catadores de lixo e moradores de rua n?o possuem nem o ensino fundamental completo.

Mais da metade dos entrevistados (54,8% do total) disseram que o fato de serem desempregados e n?o conseguirem uma vaga no mercado de trabalho levaram a decis?o de ficar nas ruas, por falta de recursos para se manterem.

O diagn?stico sobre a popula??o de rua de Juiz de Fora foi elaborado em parceria entre a Prefeitura Municipal e a Incubadora Tecnol?gica de Cooperativas Populares (Intecoop), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e integra o Festival de Lixo e Cidadania que acontecem at? este s?bado, dia 24 de novembro, em Juiz de Fora. ( clique para saber mais)

Do total de entrevistados, 42% dos entrevistados se consideram negros, 37,2% pardos e 18,5% brancos. O restante da porcentagem inclui a margem de pessoas que n?o tiveram acesso ? entrevista e, portanto, n?o responderam o question?rio.

Para fazer a an?lise dos dados, os question?rios foram divididos em quatro eixos: informa?es sobre a pessoa, como idade, sexo, estado civil; acesso aos servi?os do munic?pio (como educa??o, alimenta??o, transporte); fam?lia e trabalho (se est? desempregado ou n?o, qual setor que trabalha e, caracter?sticas familiares, como o n?mero de pessoas que moram na mesma casa, n?mero de filhos e dependentes) e catadores e materiais recicl?veis (com dados sobre quantos dos moradores de rua catam lixo, por exemplo).

Moradores de rua por idade

Um dos dados fornecidos pela pesquisa ? a classifica??o dos moradores de rua em rela??o ? idade, confira:

  • at? 20 anos - 4%
  • entre 21 e 30 anos - 16,4%
  • entre 31 e 40 anos - 23%
  • entre 41 e 50 anos - 25,6%
  • entre 51 e 60 anos - 18,7%
  • mais de 60 anos - 7,7%

Percebe-se que o n?mero de idosos que moram nas ruas ? o menor, no entanto, a pesquisa n?o informa se ? por causa de pol?ticas sociais que d?o oportunidades ? esses idosos ou se o ?ndice de desenvolvimento humano (IDH) entre essa classe ? baixo, ou seja, se eles falecem antes de atingir essa idade.

A proposta ? de que a prefeitura passe para o comando e coordena??o desses catadores de lixo a Usina de Triagem e Compostagem, no entanto, vai ser preciso que esses profissionais se organizem em associa?es.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF.