Sexta-feira, 1? de fevereiro de 2008 atualizada ?s 16h14

Foram registrados 265 casos de viol?ncia contra os idosos em JF no ano passado. A maioria deles ? cometido por homens


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Segundo a coordenadora executiva do Programa de Atendimento ? Terceira Idade, Maria Jos? Sinhoroto, a maioria dos casos de viola??o de direitos contra os idosos acontece dentro das pr?prias fam?lias. Os n?meros mostram que os agressores s?o os filhos homens e as v?timas s?o as mulheres.

"Quando consideramos o tipo de rela??o, vemos que 52% dos agressores, em 2007, foram os filhos e ao considerarmos o sexo do agressor, os homens ficam na frente, com 46% dos registros. Considerando a v?tima, 67% dos casos envolve mulheres e de acordo com a idade, os maiores ?ndices est?o entre 71 e 80 anos.

Os tipos de abuso s?o v?rios. Entre eles est?o agress?es psicol?gicas, neglig?ncia, abuso sexual, financeiro e abandono. Al?m disso, tamb?m existem aqueles sofridos no meio social, como no tr?nsito e maus-tratos no ?nibus. No topo da lista de maiores ?ndices de 2007 est?o os maus-tratos psicol?gicos, com 50% dos casos, e o abuso financeiro e econ?mico. 41%.

S?o considerados abuso financeiro e econ?mico, a apropria??o do cart?o de aposentadoria e n?o repassar o dinheiro para o idoso e fazer empr?stimo em seu nome. "? vezes, ele fica doente por causa disso, porque deixa de comprar alimenta??o adequada ou algum rem?dio que seja necess?rio", ressalta Maria Jos?.

J? como abuso psicol?gico entende-se agress?o verbal, a forma de se falar, com xingamentos ou gestos agressivos. "Geralmente, o abuso financeiro e o psicol?gico v?m juntos e estes dois ainda podem ser acompanhados da viol?ncia f?sica", explica ela.

A assistente social do Programa, Ana Rita Rocha Souza, diz que as pessoas ainda t?m medo de denunciar. "S?o pessoas da mesma fam?lia, ent?o quando pensam em entrar em uma audi?ncia, n?o denunciam. Preferem proteger". E Maria Jos? completa. "Mas o n?mero de casos est? aumentando, n?o porque a viol?ncia tamb?m est?, mas porque existe um servi?o de den?ncia, na cidade. A viol?ncia contra os idosos sempre existiu".

Como viol?ncia ? crime, o Programa trabalha com a preven??o. "Formamos uma rede para prevenir que os direitos dos idosos sejam violados. Participam dela, o Minist?rio P?blico, a Promotoria, a Pol?cia Militar, uma faculdade de Direito e o Programa de Sa?de da Fam?lia, entre outros. Todos trabalhamos juntos em torno de um mesmo objetivo".

Para Maria Jos?, o ideal ? que a cidade possu?sse uma delegacia do idoso. "Com ela, conseguir?amos cumprir as penalidades de acordo com cada caso. Por enquanto trabalhamos com as demais delegacias da cidade", ressalta. Os casos de viol?ncia contra os idosos podem ser denunciados pelo telefone 156.