Quarta-feira, 12 de mar?o de 2008, atualizada ?s 15h40

Dia Internacional da S?ndrome de Down ? comemorado com lan?amento do projeto Unindo as Diferen?as



Priscila Magalh?es
Rep?rter

O lan?amento do projeto de inclus?o Unindo as Diferen?as vai marcar a comemora??o do Dia Internacional da S?ndrome de Down. O projeto foi elaborado pela gera??o da Associa??o de Livre Apoio ao Excepcional (Alae) e conta a trajet?ria da associa??o, desde seu in?cio, em 1979, at? os dias atuais, com o conhecimento do trabalho desenvolvido pelos juizforanos.

Com o projeto, tem-se o objetivo de passar a experi?ncia da Alae e seu processo psicopedag?gico para outras pessoas. "Depois de 30 anos de pesquisa, fizemos este projeto ilustrado, para levarmos nosso trabalho ao p?blico e conseguirmos mais parceiros e associados", diz volunt?rio-presidente Jos? Mauro Cupertino.

Para realizar o que Jos? Mauro chama de grande sonho da Alae ? necess?rio que a entidade consiga mais parceiros. "H? 30 anos desenvolvemos nosso projeto em um espa?o alugado. Precisamos de uma sede pr?pria e j? temos um projeto arquitet?nico para sua constru??o". Al?m disso, uma galeria com fotos de todos os ex-presidentes vai ser montada para caracterizar o projeto como sendo de toda uma gera??o.

O Dia Internacional da S?ndrome de Down ? comemorado em 21 de mar?o, h? cerca de tr?s anos. A data ? uma alus?o ? trissomia do cromossomo 21. Na Alae, as comemora?es v?o acontecer no pr?ximo dia 18, com um coquetel de produtos fabricados na Oficina de Cozinha da entidade, entre p?es, gel?ias e biscoitos, que habitualmente s?o vendidos. Os convites est?o sendo distribu?dos para a sociedade em geral, amigos da Alae, autoridades e empres?rios. O coquetel acontece na sede da associa??o (Delorme de Carvalho, 53, Bom Pastor), a partir de 16h.