Segunda-feira, 14 de abril de 2008, atualizada ?s 18h20

Sobe o n?mero de doa??o de ?rg?os em Juiz de Fora


Daniele Gruppi
Rep?rter

Segundo a coordenadora da Central de Transplante da Zona da Mata, Ellen Christine de Almeida, foram doados 26 ?rg?os em Juiz de Fora nos tr?s primeiros meses de 2008, n?mero tr?s vezes superior ao do ano passado, em que foram registrados apenas oito.

Ellen atribui como um dos fatores que possibilitaram o aumento de doa?es, o trabalho de conscientiza??o nos hospitais. A coordenadora afirma que, atrav?s de uma portaria do Minist?rio da Sa?de, ficou estabelecido que em hospitais com mais de 80 leitos e CTI ? obrigat?rio a instala??o da Comiss?o Intra-Hospitalar para Doa??o de ?rg?os e Tecidos para Transplantes. "A Comiss?o fica respons?vel por notificar o ?bito e identificar potenciais doadores. Depois, ela pode tamb?m abordar a fam?lia e pedir a doa??o".

Em Juiz de Fora, a Comiss?o est? presente nos seguintes hospitais: Santa Casa, Hospital Universit?rio, Oncol?gico, HPS, Jo?o Fel?cio, Albert Sabin, Monte Sinai e Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. Na cidade, s?o realizados transplantes de c?rnea e rim.

Segundo Ellen, quem precisa receber a doa??o, deve se inscrever na lista ?nica. "No local onde ? feito hemodi?lise ? feito o cadastro e o oftamologista que constatar a necessidade de doa??o preenche uma ficha, os quais s?o encaminhados para a lista nacional".

Para fazer doa?es, as fam?lias precisam consentir. "Antigamente, na carteira de identidade estava escrito se a pessoa queria ser ou n?o doadora, entretanto, agora vale a opini?o da fam?lia. Ap?s ser abordada por profissionais, ela assina um termo de consentimento e este ? encaminhado para a central, que direciona para a capta??o de pessoas que precisam receber ?rg?os".