• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos

    Sexta-feira, 10 de outubro de 2008, atualizada às 10h50

    Juiz de Fora comemora o Dia Nacional da Saúde Mental oferecendo um tratamento mais humanizado e integrado à sociedade



    Marinella Souza
    *Colaboração

    Nesta sexta-feira, dia 10 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Segundo o gestor municipal de Saúde Mental, José Eduardo Amorim, essa é "uma data estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para valorizar os aspectos positivos da saúde mental e sua amplitude".

    Ainda segundo o gestor, Juiz de Fora tem muitos motivos para comemorar. A cidade conta com três Centros de Atenção Psicossocial (CAP's) mais projetos específicos que visam a ressocialização do paciente, sua integração na sociedade e a proximidade dos pacientes com a família.

    "Para nós, a saúde é mais do que a ausência de doença, é um processo complexo que envolve os aspectos biológico, social e psíquico do indivíduo", ressalta. Amorim explica que Juiz de Fora segue as determinações e orientações legais das políticas nacional e estadual de saúde mental, que têm por objetivo a reforma psiquiátrica.

    "Essa reforma prevê um tratamento mais humanizado e integrado à sociedade e ao familiar. Nesse aspecto Juiz de Fora é privilegiada porque o SUS se baliza nessa proposição e oferece um tratamento hierarquizado, que vai além do cuidado básico, trabalhamos a prevenção e a promoção da saúde", diz.

    Além dos CAP's Casa Viva e Álcool e Drogas, foi inaugurado recentemente, o CAPS Infância e Juventude para o tratamento de crianças e adolescentes. Outros projetos relacionados à saúde mental se destacam no município como o Centro de Convivência Recriar, que oferece aos usuários atividades educativas, culturais e de recreação.

    Amorim adiantou ainda que e existe a possibilidade de um CAPS vinculado ao Hospital Universitário (HU).

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação na UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.