• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos
    Segunda-feira, 29 de junho de 2009, atualizada às 16h23

    Catadores vão ganhar centro de triagem de recicláveis em Juiz de Fora

    Clecius Campos
    Repórter

    A Prefeitura de Juiz de Fora garantiu a construção de um centro de triagem de materiais recicláveis, durante o encontro de catadores promovido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) População de Rua. De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Silvana Barbosa, o galpão com infraestrutura adequada para armazenamento de lixo e carros de coleta deverá ser entregue aos catadores até o próximo ano.

    "A Prefeitura vai disponibilizar o terreno, no Centro da cidade, e o Banco do Brasil financiará a obra, calculada em R$ 200 mil. O projeto está pronto e será adequado ao local de instalação, assim que escolhido." De acordo com Silvana, a localização ainda não foi definida, pois é necessário que o imóvel seja construído no Centro. "A maioria dos catadores trabalha na região central. A construção num bairro dificultaria o acesso."

    O galpão vai contar com uma parte coberta, refeitórios e banheiros. Além da construção do centro de triagem, a partir de agosto, será oferecido diariamente aos catadores almoço no Creas População de Rua. "Os trabalhadores, que já contam com café da manhã, lanche e jantar, servidos no Núcleo do Cidadão de Rua, terão as quatro refeições diárias."

    Rede de catadores

    A formação de uma rede de catadores de materiais recicláveis teve pequeno avanço. De acordo com a presidente da Associação dos Catadores de Papel e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares), Flávia Helena Dias da Silva, as três entidades que representam os trabalhadores da cidade (Apares, Associação Municipal de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis (Ascajuf) e Associação Casamundo) debateram o assunto e pretendem promover um novo encontro para amadurecer a ideia. "Foi um momento importante, pois a formação da rede vai ajudar a fortalecer as cooperativas", avalia.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.