Catadores vão ganhar centro de triagem de recicláveis em Juiz de Fora
Repórter
A Prefeitura de Juiz de Fora garantiu a construção de um centro de triagem de materiais recicláveis, durante o encontro de catadores promovido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) População de Rua. De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Silvana Barbosa, o galpão com infraestrutura adequada para armazenamento de lixo e carros de coleta deverá ser entregue aos catadores até o próximo ano.
"A Prefeitura vai disponibilizar o terreno, no Centro da cidade, e o Banco do Brasil financiará a obra, calculada em R$ 200 mil. O projeto está pronto e será adequado ao local de instalação, assim que escolhido." De acordo com Silvana, a localização ainda não foi definida, pois é necessário que o imóvel seja construído no Centro. "A maioria dos catadores trabalha na região central. A construção num bairro dificultaria o acesso."
O galpão vai contar com uma parte coberta, refeitórios e banheiros. Além da construção do centro de triagem, a partir de agosto, será oferecido diariamente aos catadores almoço no Creas População de Rua. "Os trabalhadores, que já contam com café da manhã, lanche e jantar, servidos no Núcleo do Cidadão de Rua, terão as quatro refeições diárias."
Rede de catadores
A formação de uma rede de catadores de materiais recicláveis teve pequeno avanço. De acordo com a presidente da Associação dos Catadores de Papel e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares), Flávia Helena Dias da Silva, as três entidades que representam os trabalhadores da cidade (Apares, Associação Municipal de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis (Ascajuf) e Associação Casamundo) debateram o assunto e pretendem promover um novo encontro para amadurecer a ideia. "Foi um momento importante, pois a formação da rede vai ajudar a fortalecer as cooperativas", avalia.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!