• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos
    Quarta-feira, 21 de julho de 2010, atualizada às 16h24

    Câmara inicia obras para construção de rampa para pessoas com necessidades especiais

    Clecius Campos
    Repórter

    As pessoas com necessidades especiais poderão finalmente entrar pela porta da frente da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF). As obras para a construção de uma rampa na fachada do edifício foram iniciadas nesta quarta-feira, 21 de julho. Parte da escadaria está isolada para a preparação do canteiro (foto ao lado). A obra deve durar 90 dias.

    De acordo com a diretora administrativa da Câmara, Rafaela Medina Cury, o objetivo é permitir acessibilidade a todas as pessoas com necessidades especiais. "Cadeirantes, cidadãos com dificuldade de locomoção e idosos serão beneficiados. Não só a população com alguma limitação poderá usufruir da rampa. Ela vai ajudar também as pessoas com carrinho de bebê ou acidentados que tenham dificuldade de andar." Atualmente, a entrada de pessoas com necessidades especiais é feita pelo estacionamento da Casa.

    Antes de colocar o projeto em prática, a construção da rampa foi discutida com o Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência. O plano seguiu especificações da norma NBR 9050/2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que versa sobre as regras de acessibilidade. Além da inclinação perfeita, o caminho contará com uma sinalização de solo para deficientes visuais.

    Planta da fachada da Câmara

    A execução da obra foi permitida pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac). A aprovação do órgão foi necessária porque a fachada do prédio é tombada pela patrimônio municipal. Dessa forma, o projeto arquitetônico da obra, de Hermanes José Abreu, seguiu recomendações do Comppac. "O piso será feito de uma laje de concreto, coberta por marmorito cinza. A proteção lateral é de vidro temperado transparente e a rampa terá um corrimão de aço inoxidável. A intenção é deixar a fachada o mais limpa possível. O jardim frontal será preservado." (veja planta da fachada acima).

    De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Câmara, Mariano Augusto Miranda, o orçamento da obra é de R$ 126.068,96. A construtora Erle-G Ltda venceu a Tomada de Preços 02/2010 para executar a construção.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.