Sexta-feira, 24 de setembro de 2010, atualizada às 14h59

Olavo Costa, Santa Cruz e Barbosa Lage vão ganhar Cras

Clecius Campos
Repórter

Os bairros Olavo Costa, Santa Cruz e Barbosa Lage irão abrigar os três novos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O edital para a contratação da empresa responsável pelas obras está publicado no site da Comissão Permanente de Licitação (CPL). A PJF pretende gastar até R$ 887.429,47 com as construções.

Segundo a subsecretária de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Flávia Braz, os recursos são do governo Federal, com contrapartida de 10% do Tesouro Municipal. "O montante total é de R$ 1 milhão. A diferença será utilizada dentro do próprio projeto." Os espaços onde serão construídos os centros são de propriedade da Prefeitura.

Cada Cras construído terá a finalidade de referenciar cinco mil famílias. Segundo Flávia, a meta é de acompanhar mil famílias anualmente. "Para essas comunidades, o benefício é a possibilidade de garantir acesso às políticas públicas de assistência social. Os centros são a efetiva oferta de serviços à população mais vulnerável aos problemas sociais, com acompanhamento de equipe técnica qualificada."

No bairro Olavo Costa há um Cras que funciona no mesmo espaço em que o Curumim local. Segundo Flávia, a unidade será preservada e utilizada apenas para o atendimento a crianças e adolescentes. "A região vai ganhar um Cras que atenderá às famílias. A intenção é melhorar o atendimento de forma geral e também poder ampliar a atuação do Curumim." A construção de centros nos bairros Santa Cruz e Barbosa Lage vai sanar a demanda na região Norte, que atualmente possui apenas um Cras — em Benfica. "O Departamento de Avaliação e Gestão dedicou-se a estudar os locais que mais necessitam de acompanhamento e definiu a construção dos Cras nesses bairros."

O cronograma de obras define que as construções sejam finalizadas em oito meses, a partir da ordem de serviço. A CPL abrirá a licitação no próximo dia 7 de outubro. A duração do trâmite licitatório dependerá do número de empresas interessadas em executar as obras. Cada um dos Cras será feito conforme orientações e exigências do Suas. "Cada um será construído de acordo com a área disponível, mas todos terão as especificações mínimas." Segundo as especificações técnicas publicadas anexas ao edital, cada um dos centros terá área construída de 153 metros quadrados. "Todos terão recepção e salas de atendimento individual, de atendimento em grupo, para reuniões e de convivência", acrescenta Flávia.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken