Primeiro semáforo sonoro é testado em Juiz de Fora O equipamento auxilia a travessia de pessoas com deficiência visual. A previsão é que mais oito semáforos sonoros sejam instalados na cidade em 2011

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
15/12/2010

Semáforo sonoro

Nesta quarta-feira, 15 de dezembro, foram realizados testes finais no primeiro semáforo sonoro de Juiz de Fora. O equipamento, implantado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) na rua Sampaio, bairro Granbery, servirá como auxílio na travessia de deficientes visuais e pessoas que apresentam baixa visão.

Para o primeiro semestre de 2011, está prevista a instalação de mais dez equipamentos em pontos onde circula grande número de pessoas com deficiência. Os locais foram levantados junto à Associação dos Cegos. Um deles deverá ser instalado no primeiro trimestre do próximo ano, em frente à Escola Municipal Cosette de Alencar, na rua Cícero Tristão, bairro Santa Catarina. Outro está previsto para a avenida dos Andradas, em frente à Associação dos Cegos.

"A implantação dos semáforos sonoros representa uma conquista, mas é preciso destacar que ela faz parte de um arcabouço de direitos previstos por políticas de acessibilidade, que, infelizmente, está demorando a acontecer na cidade", ressalta a presidente do Conselho Municipal das Pessoas Portadoras de Deficiência (CMPD), Maria Valéria de Andrade. Ela destaca que o ideal é que os equipamentos fossem instalados em vários pontos da cidade, a fim de garantir a segurança e o conforto das pessoas com deficiências visuais.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken