Terça-feira, 8 de novembro de 2011, atualizada às 13h30

Semana da Diversidade Sexual busca incentivar debate contra homofobia

Aline Furtado
Repórter
Bandeira com as cores do arco-íris

Com intenção de incentivar o debate contra a homofobia fora do ambiente acadêmico, tem início nesta terça-feira, 8 de novembro, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a II Semana da Diversidade Sexual, que prossegue até a próxima sexta-feira, dia 11.

Na tarde desta terça-feira, 8, a abertura será feita no Anfiteatro da Reitoria, com a realização da mesa de debates com o tema “Travestilidades e Transexualidades”, às 17h. Na ocasião, serão discutidas as peculiaridades e vulnerabilidades dos travestis e dos transexuais, além das manifestações de preconceito enfrentadas no dia a dia. O primeiro homem transexual do Brasil, João Nery, de Niterói (RJ), participará do debate.

Ainda nesta terça-feira, às 20h, João Nery fará o pré-lançamento do livro Viagem Solitária: Memórias De Um Transexual 30 Anos Depois, em uma livraria localizada em um shopping da avenida Presidente Itamar Franco. Até o final da semana, o público poderá conferir, gratuitamente, apresentações de trabalhos acadêmico-científicos, participar de debates e de exibições de filmes comentados. Entre os temas que serão abordados, “Educação sem homofobia”, “Religiosidade e Comunidade LGBT” e “Direitos LGBT”.

O encerramento da II Semana da Diversidade Sexual ocorre na sexta-feira, dia 11, com a participação de drags Queens e bandas locais. A festa tem início às 23h, na Praça Cívica da UFJF, com entrada franca. O evento é organizado pelo Movimento Universitário em Defesa da Diversidade Sexual, grupo integrante da Rede Universitária de Diversidade Sexual de Minas Gerais (RUDS-MG).

Confira a programação completa

Parada LGBT em São João del-Rei

No dia 20 de novembro, será realizada, em São João del-Rei, a 4ª Parada da Cidadania e do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, organizada pelo Movimento Gay da Região das Vertentes. O tema do evento será "Direitos Humanos: São João del-Rei sem machismo, racismo e homofobia".

Entre os dias 14 e 20 deste mês, também em São João del-Rei, será realizada a semana da diversidade sexual da Região das Vertentes. Entre os temas abordados estão machismo, racismo, homofobia, junventude e HIV. Serão realizados debates, festas, além da Parada LGBT. Na terça-feira, dia 15, feriado, será realizado o Gay Day, com diversas apresentações culturais. Todos os eventos são gratuitos.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

O Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV) divulgou nesta quinta-feira a nova data da 4ª Parada da Cidadania e do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais realizada anualmente na cidade de São João del-Rei, interior de Minas Gerais. A manifestação acontece no dia 20 de novembro, dia nacional da consciência negra - morte de Zumbi(em 1695) e vai ocupar as ruas com o tema “Direitos Humanos: São João del-Rei sem machismo, racismo e homofobia”.
De acordo com Carlos Bem coordenador geral da parada a data precisou ser alterada pelas dificuldades burocráticas e financeiras para realização do evento. “Sem o apoio do poder público com estrutura, tivemos de adiar o evento para novembro. É ruim porque muita gente espera a parada em setembro. A parada injeta mais de 1 milhão na economia da cidade, mas todos os anos a secretaria de cultura e turismo da Prefeitura nega apoio com estrutura para a atividade. Mesmo assim conseguimos uma data simbólica e importante para, juntos com a população negra, realizarmos um evento de visibilidade contra o racismo, homofobia e o machismo” afirma Carlos Bem.
A semana da diversidade sexual da Região das Vertentes acontecerá entre os dias 14 a 20 de novembro e terá várias atividades tais como; debates sobre machismo, racismo, homofobia, juventude, HIV, decisão do STF sobre união civil entre pessoas do mesmo sexo, festas e a parada. Diversos movimento sociais estarão integrados nas ações propostas.
Dentre as atividades que vão inovar neste ano está o “Gay Day” que acontecerá no feriado do dia 15 de novembro. “Vamos ocupar a tarde do feriado de proclamação da república para celebrarmos o orgulho de sermos brasileiros e brasileiras. Vamos fazer uma tarde com diversas apresentações culturais. Tudo gratuito, no centro da cidade” adianta Carlos Bem. Já no dia 20, dia em comemoração a morte de Zumbi dos Palmares, o movimento colocará a 4ª Parada LGBT nas ruas da cidade para pedir a criação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e denunciar a violência, ódio e discriminação contra a população LGBT, população negra e o machismo que aumentou em 70% o número de ocorrências por violência doméstica em São João del-Rei.
No mês de outubro o MGRV lançará a revista e o site oficial da Parada 2011 onde constará todas as atividades e a programação da semana.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!