Projeto capacita 12 acautelados de Juiz de Fora para atuarem no setor ruralA expectativa é ampliar as oportunidades técnicas. Minas Gerais é o Estado que mais tem presos trabalhando e estudando no país

Jorge Júnior
Repórter
2/12/2011
projeto

Foi lançado na tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, o projeto Reviver. A iniciativa, pioneira em Minas Gerais, capacitou 12 acautelados do Ceresp, na área da agronomia, durante um mês de treinamento, com 8h de aulas diárias.

De acordo com o secretário de Agropecuária e Abastecimento (SAA) da Prefeitura, Airden Gonçalves de Assis, o objetivo da capacitação foi abrir as portas para os detentos capacitando-os na área rural, além de possibilitar que estes beneficiados tenham uma renda, equivalente a 3/4 do salário mínimo. "Eles realizam atividades que variam do plantio à ordenha, que foram suficientes para o aprendizado." Assis também informa que, além da quantia, a cada três dias de trabalho, os detentos recebem a redução de um dia na pena.

O representante da pasta destaca que a meta é ampliar a oportunidade, para que 15 pessoas sejam beneficiadas. "Neste momento, 12 foram selecionados. A escolha teve como o critério a boa conduta e a existência de algumas experiências no trato de animais de pequeno e grande porte. De acordo com o resultado desse projeto-piloto, pretendemos dar continuidade à iniciativa, pois temos capacidade operacional para que as atividades sejam desempenhadas", afirma.

Segundo o responsável por orientar os detentos, Marcelo Pires, as atividades foram desenvolvidas de acordo com a expectativa e os acautelados responderam a ação com presteza, além de bom desempenho. "Eles adquiriram um conhecimento no setor agrícola, com a oportunidade de aprender, na prática, as funções."

A equipe do Ceresp vai realizar o acompanhamento psicossocial dos acautelados enquanto estiverem participando do Reviver. Durante o projeto, os acautelados serão capacitados continuadamente, com noções de manejo de bovinos, produção de mudas, jardinagem, poda de árvores ornamentais de pequeno porte, plantio de horta, formação de capineira, adubação, confecção de cercas para áreas de pastagem e controle de pragas.

A iniciativa

A estudante de direito Mariana Ribeiro, idealizadora do projeto, explica como surgiu a iniciativa. "Por falta de mão de obra, revolvi criar o Reviver e capacitar os presos. Além da área agrícola, pretendemos oferecer outras áreas. O foco é buscar a remissão e a ressocialização dos internos. A intenção é que, após o cumprimento da pena, os acautelados também possuam uma capacitação técnica e uma experiência profissional."

Minas Gerais está na frente

Durante a solenidade de entrega dos certificados do curso para os acautelados, o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayete Andrada, ressaltou que o Estado é o que mais tem presos trabalhando e estudando no Brasil. "Na semana passada, mais de 700 presos fizeram o Enem [Exame Nacional de Ensino Médio]. Dos 48 mil presos nos 129 presídios de Minas Gerais, 11.500 estão trabalhando. Só em 2011, colocamos 6 mil presos estudando. "Para Andrada, essa mudança significa que o Estado está transformando o conceito de sistema prisional no país."

Com isso, o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, destacou que o município está trabalhando para a inclusão dos presos na sociedade. "Cerca de cem presos estão atuando nas secretarias da Prefeitura, desenvolvendo projetos e, agora incluímos também o Reviver. Queremos com essa iniciativa, começar uma abordagem na segurança de Juiz de Fora."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken