Médicos do Barulho comemoram 16 anos de trabalhos em Juiz de Fora

Para celebrar a data, a trupe irá realizar apresentações especiais em cinco hospitais da cidade

Andréa Moreira
Repórter
11/9/2012
Médicos do Barulho

Os Médicos do Barulho comemoram 16 anos de trabalhos em Juiz de Fora. Para celebrar o aniversário, a trupe juiz-forana realiza uma programação especial a partir desta terça-feira, 11 de setembro, na cidade, como explica o fundador e presidente da Associação dos Médicos do Barulho, Amaury Mendes. "Até a próxima quinta-feira, 13, vamos percorrer os hospitais nos quais atuamos aqui em Juiz de Fora. Um dos destaques desta programação será a participação especial do cineasta de animação stop motion e 2D, Cacinho Anima, na Santa Casa de Misericórdia."

Segundo Mendes, os hospitais, na maioria das vezes, são lembrados como um ambiente triste. Mas em 1996, a trupe de atores-palhaços surgiu na cidade para levar alegria e cultura a um público especial. "Sou palhaço há 26 anos. Antigamente, fazia somente festas infantis, ou seja, fazia pessoas felizes sorrirem. Porém, entrar em um hospital e fazer uma pessoa doente ou triste sorrir, sabendo que aquele sorriso irá contribuir para a sua melhora, é algo mágico", relata.

Trabalho voluntário

Com 11 palhaços e outros 42 voluntários em treinamento, o presidente da Associação Médicos do Barulho ressalta as exigências necessárias para fazer parte deste grupo. "Primeiro a pessoa tem que ter, no mínimo, 18 anos de idade. E o mais importante, a pessoa tem que ter o coração alegre e a vontade de ser voluntário."

Os trabalhos desenvolvidos na trupe podem ser de palhaço ou recriador, como explica Mendes. "Tem pessoas que se identificam mais como palhaços. Já outras, não. Por isso, também temos a função de recriador, na qual o voluntário irá contar histórias ou fazer alguma atividade." O presidente do grupo lembra ainda que as pessoas dedicam, em média, duas horas de trabalho voluntário por semana.

Nessa trajetória, Mendes ressalta que ele foi o maior presenteado por participar deste projeto. "Quando comecei a fazer este trabalho voluntário, minha vida mudou. Passei a olhar o mundo com outros olhos e a sentir que a cada apresentação que fazíamos eu saia mais fortalecido. Acredito que qualquer trabalho voluntário seja assim. E quando as pessoas tiverem a consciência de que ajudando o próximo a sua vida se transforma, o nosso mundo também irá melhorar", acrescenta.

Atualmente, os Médicos do Barulho têm o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, mas, de acordo com Mendes, qualquer apoio é muito bem-vindo. Neste tempo, o grupo já levou alegria a quase 400 mil pessoas na cidade e também na capital mineira, no Hospital da Baleia.

Confira os horários e locais das apresentações

  • Terça-feira, 11

18h às 19h - Hospital Universitário da UFJF

19h30 às 20h30 - Pronto Atendimento Infantil

  • Quarta-feira, 12

18h30 às 19h30 - Hospital Ascomcer

  • Quinta-feira, 13

18h às 19h - Hospital de Pronto Socorro

19h às 21h - Santa Casa de Misericórdia (presença do cineasta Cacinho Anima)

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - M?dicos do Barulho comemoram 16 anos de trabalhos em Juiz de Fora