Hemominas promove bate-papo sobre doação de sangue
Da Redação
A Fundação Hemominas em Juiz de Fora, em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), promoveu, nesta quarta-feira, 19 de dezembro, dez sessões informativas, com bate-papo sobre a doação de sangue. Cada reunião apresentou informações importantes sobre a doação de sangue como causa de saúde pública. Os participantes contribuíram com sugestões e opiniões para melhorar a mobilização de doadores da região.
De acordo com o funcionário do setor de captação do Hemocentro, Rafael Mendonça, cerca de 80 pessoas compareceram ao evento. "Infelizmente este número corresponde a apenas 50% do ideal de doadores, mas, mesmo assim, conseguimos realizar um encontro legal com as pessoas que compareceram."
- Hemominas abre 360 vagas em concurso, sendo 16 para JF
- Papai Noel doa sangue e entrega kits às crianças atendidas pelo Hemominas
Os participantes receberam sacolas ecológicas fabricadas a partir do projeto Reciclar, coordenado pela funcionária do Demlurb, Lílian Gisele Canedo da Costa. O material, que seria destinado ao aterro sanitário, é transformado em sacolas por detentas internas da Penitenciária Professor Ariosvaldo de Campos Pires, de Juiz de Fora. O evento envolve, dessa forma, duas causas de importância social: a doação de sangue e a sustentabilidade na preservação dos recursos naturais.
Doação de sangue
De acordo com o Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, com idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site da fundação.
A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.
Os textos são revisados por Juliana França
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!