Ivan Bilheiro Ivan Bilheiro
20/12/2013

Férias e oportunidades de formação

ivan

O período entre o final de um ano e o início de outro é, em geral, aquele que compreende as férias escolares/acadêmicas (com exceções, como no caso das instituições federais que, neste ano, estarão fazendo uso destes meses para reposição de atividades suspensas durante o movimento de greve). É um merecido período de descanso para aqueles que, ao longo de mais um ano, se dedicaram aos estudos, às leituras, às atividades acadêmicas.

No entanto, o período de férias pode ser mais que uma fase de relaxamento: existem diversas oportunidades de complementação da formação à disposição daqueles que ainda têm energia para dedicar mais algum tempo aos estudos.

Nesta época, por exemplo, muitas faculdades oferecem cursos rápidos de formação complementar, vários deles abertos a quaisquer interessados. Há ofertas em diversas áreas, e nem sempre os cursos são restritos a temas acadêmicos, podendo compreender atividades como a dança, a elaboração de alimentos e bebidas, etc. Alguns dos cursos oferecidos podem, inclusive, ser úteis à preparação dos concurseiros de plantão. Enfim, vale a pena dar uma checada nos sites das instituições de ensino e ir em busca das ofertas de cursos rápidos como esses.

Outra forma de complementar a formação e, muitas vezes, enriquecer o currículo através do registro do cumprimento destas atividades com os certificados oferecidos, é encontrar cursos online. Na verdade, com as atuais ferramentas tecnológicas à disposição da Educação, muitos sites se especializaram neste tipo de cursos, e a oferta ocorre ao longo de todo o ano. Mas o período de férias é mais propício à dedicação a estas atividades porque os usuários têm mais tempo livre que pode ser convertido em momentos de estudos. Inclusive, vários dos sites do setor fazem ofertas especiais para o período de férias, às vezes com pacotes de cursos interessantes. Cumpre, é claro, verificar bem a qualidade do curso, as credenciais da empresa responsável por sua oferta, checar se há ou não acompanhamento de professores/tutores ao longo dos estudos, conhecer a lista de docentes ligados às atividades, etc.

Também pode-se aproveitar o período de menos intensidade das atividades do dia a dia para buscar informações e, quem sabe, dar início a um curso de um novo idioma (formação cada vez mais exigida!), ou outros tipos de cursos complementares regulares que, em muitos casos, vão sendo adiados ao longo do ano.
Por fim, há ainda aqueles que vão aproveitar o período para colocar as leituras em dia, fruir livros de literatura (mais leves que as típicas leituras acadêmicas), ou correr atrás da lista de filmes que foi se acumulando ao longo do ano, fruto de indicações de amigos, professores, entre outros. Não deixa de ser uma forma de aproveitar o período para continuar "em formação", complementando os estudos, e se enriquecendo.

De toda forma, vale lembrar que, embora as atividades formativas de férias sejam ótimas oportunidades, o período deve servir também para o descanso (não se pode esquecer disso), porque é fundamental relaxar por um período depois de um longo ano de correria e esforço de estudo. Saber equilibrar o tempo de descanso e restabelecimento das energias com algumas atividades complementares, como estes cursos rápidos, é uma forma de fazer o período de férias duplamente produtivo, e este é um desafio que compensa!


Ivan Bilheiro é Licenciado em História pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), instituição na qual cursa a licenciatura na área. Especialista em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF) e pós-graduando em Ciência da Religião pela UFJF.

ACESSA.com - F?rias e oportunidades de forma??o