Elizabeth Soares Elizabeth Soares 09/07/2008

Entrevista de emprego Controle a ansiedade, seja estrat?gico e acerte no alvo

Muitos profissionais temem o momento de encarar uma entrevista de emprego. Quando a ansiedade toma conta e n?o se consegue um posicionamento adequado frente ao entrevistador, o resultado pode ser uma das alternativas abaixo:

  • Postura com excesso de objetividade e respostas curtas demais que tendem gerar o inevit?vel "fechar as portas";
  • Postura receosa, respostas longas e vagas transmitindo, possivelmente, baixa credibilidade profissional ao entrevistador.

imagem ilustrativa Portanto, o jeito ? pensar primeiro no objetivo da entrevista: que tipo de pessoa se adaptaria ao cargo oferecido? Voc? acredita ter caracter?sticas que possam ser ?teis ? empresa e ao cargo proposto? Ent?o, v? em frente e prepare-se para as perguntas que lhe ser?o feitas. Busque um posicionamento em rela??o ao cargo e ? empresa que deseja conquistar. Veja a seguir sugest?es de como se posicionar para obter sucesso na entrevista:

Sobre a empresa: Tenha em mente que a empresa lhe chamou porque tem uma necessidade a ser suprida. Seus anseios e expectativas s?o importantes para voc?, mas, em primeiro lugar, estar? o objetivo dos neg?cios. ? para isto que voc? foi chamado.

Sobre seu passado e sua vida pessoal: Seja objetivo e procure n?o entrar muito em detalhes. Ao contar sobre seus problemas, procure deixar claro que voc? assume o controle frente ?s dificuldades, caso contr?rio, o entrevistador pode concluir que voc? ? do tipo de profissional que se abala emocionalmente e tem queda de performance ao enfrentar os altos e baixos nos relacionamentos e nas dificuldades cotidianas. Ser discreto e demonstrar uma postura pr?-ativa podem contar pontos a seu favor.

Sobre o desemprego: Coloque-se de tal forma que fique claro que voc? tem buscado contatos profissionais e est? enviando curr?culos para vagas que correspondam aos cargos em que voc? pode ser ?til. Mostrar ao que veio ? fundamental para n?o passar a imagem do tipo "topo qualquer coisa porque n?o tenho qualifica??o". Al?m do mais, aproveite para contar rapidamente como tem aproveitado o tempo livre para se desenvolver. (Ex: cursos t?cnicos, idiomas ou trabalhos volunt?rios).

Sobre seu futuro profissional: Ter objetivos e metas para a pr?pria vida causam uma boa impress?o na hora da entrevista. Entretanto, cuidado para n?o ser muito direto aos estabelecer prazos espec?ficos. Isto pode atrapalhar ao inv?s de ajudar, pois o entrevistador pode acreditar que voc? n?o ter? paci?ncia para esperar as oportunidades surgirem e tende a trocar de emprego facilmente.

Sobre a escolha da roupa e acess?rios: Para escolher a roupa adequada, lembre-se do objetivo e do perfil da empresa em que deseja entrar. Nada de excessos ou exageros. Quanto menos acess?rios usar, melhor. O ambiente profissional pede um estilo mais formal. Um estilo mais jovial ou esportivo s? ? bem-vindo se voc? estiver se candidatando, por exemplo, a uma vaga para vendedor em uma loja de esportes, professor de educa??o f?sica ou recreadora infantil.

Sobre seu ?ltimo emprego ou seu antigo chefe: Fale pouco e de forma bastante ?tica. Se voc? saiu insatisfeito, demonstre respeito. Voc? pode dizer algo como: "sa? porque o estilo de lideran?a do chefe n?o correspondia ao que eu esperava". Se voc? saiu com saudades, evite elogiar demais. Pode passar uma imagem de que voc? n?o ser? receptivo a novos ambientes e novas formas de trabalho.

Sugest?es de leitura
  • "O cargo ? seu" de Patrick Hollard e Charles Henri - Ed. Larousse do Brasil, 2005
  • "Emprego de A a Z" de Max Gehringer - Ed. Globo, 2008

Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com