• Assinantes
  • Educação
    Fernanda Reis Fernanda Reis 6/04/2015

    Planejamento é fundamental para aprovação em concursos públicos

    Neste primeiro texto para a coluna "Concursos Públicos", vou tratar sobre algo extremamente importante para qualquer grande passo a ser dado na vida: PLANEJAMENTO.

    A aprovação em um concurso até virá, mas certamente será muito mais demorada e sofrida se você não souber o cargo que deseja e como conquistá-lo. Simplesmente utilizar seu tempo livre para ler e reler todo e qualquer material a que tiver acesso, definitivamente não é o melhor caminho. É preciso se planejar.

    O primeiro passo é escolher o tipo ou área do concurso e dar início aos estudos com antecedência. Esperar o edital é um grande erro. O período de tempo entre sua divulgação e a data da prova é bastante exíguo para uma preparação adequada.

    Sugiro que você procure e se matricule logo em um bom curso.

    Você pode ainda iniciar sua preparação estudando as disciplinas que normalmente são cobradas nos certames, tais como: Português, Informática, Direito Administrativo e Direito Constitucional e, divulgado o edital, iniciar o cursinho, mas se você nunca se deparou com essas matérias, certamente sentirá grande dificuldade, de forma que iniciar a preparação sozinho pode não ser o mais indicado.

    Para quem vai iniciar a preparação de maneira solitária, uma dica preciosa é, após escolhido o concurso, estudar com base no edital anterior.

    Outro ponto que merece sua atenção e com relação ao qual você deve ser bastante criterioso é a escolha do material que irá utilizar. O seu material deve ser de qualidade e sempre atualizado, principalmente, na parte de legislação. Para quem não tem uma indicação segura, os fóruns de discussão na internet podem ser de grande valia.

    Montar um horário de estudo, e estabelecer metas a serem cumpridas também é de fundamental importância. Estudar no tempo que sobra dificilmente será suficiente. É preciso analisar sua rotina e reorganizá-la de modo a dispor de mais tempo para a preparação.

    Isso não significa que você não possa ter momentos de lazer. Muito pelo contrário! Eles são fundamentais para a qualidade do seu estudo. Assim, você deve ter um dia ou pelo menos um horário livre e procurar praticar atividades físicas.

    Voltando aos livros e apostilas, é importante que além do estudo da teoria você resolva exercícios e questões extraídas de concursos anteriores. É a resolução das questões que vai lhe permitir sedimentar o conhecimento, conhecer a forma como a matéria é cobrada e, também detectar suas deficiências.

    Atualmente os livros específicos para concursos já trazem capítulos voltados às questões de provas anteriores. Existem obras inteiras apenas com questões e gabaritos comentados e há ainda, uma infinidade de sites na internet em que você pode se cadastrar e resolver exercícios divididos por disciplina, assunto, banca e concurso.

    Para finalizar, você deve ter em mente que sua aprovação pode acontecer no primeiro concurso, em alguns meses, ou até mesmo após alguns anos. Cada reprovação é um degrau para o seu sucesso. Quem não desiste, tem um resultado certo e feliz: a aprovação!

    Caminharemos juntos.


    Fernanda Reis
    Advogada
    Professora do Curso Veritas – Instituto Vianna Júnior
    Especialista em Direito Empresarial e Econômico
    Membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/MG - Subseção Juiz de Fora
    Autora de diversos artigos jurídicos
    Saiba mais clicando aqui.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.