• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Livros despertam o imaginário infantil As livrarias de Juiz de Fora oferecem excelentes opções para divertir
    e ensinar os pequenos através da leitura

    Marinella Souza
    *Colaboração
    28/11/2007

    Já diz o ditado "é de pequeno que se torce o pepino", então, é preciso estimular a leitura desde bem cedo para que ela se torne um hábito saudável. Quanto mais cedo uma criança tem contato com os livros, mais ela se estimulará para esse exercício. Através da leitura, a criança tem contato com um universo mágico que pode acrescentar muito à sua vida. Muitas são as opções de leitura voltadas para os pequenos.

    O Portal ACESSA.com foi atrás de boas opções de livros infantis e descobriu que os clássicos do passado e os contos curtos são o que mais têm atraído a garotada.

    Segundo o responsável pelo setor infantil de uma grande livraria da cidade, Cristiano Juvenal da Silva (no vídeo), os clássicos nunca perdem seu glamour entre as crianças. "Sempre há procura pelos contos de fada", conta ele. Além disso, Cristiano afirma que a coleção Pingos, dos juizforanos, Mary França e Eliardo França, ainda fazem sucesso.

    "Essa coleção é tradicional, sempre tem muita procura. A criançada adora, diz ele". Cristiano afirma que livros como "O pequeno príncipe", que trabalham com a imaginação, a fantasia são sempre muito procurados. Por outro lado, há aqueles como "O menino do dedo verde", que estão sendo redescobertos por alunos e professores por trabalharem com um tema muito em destaque nos dias de hoje: a ecologia.

    Foto do livro Menino do dedo verde Foto do livro Pingo

    Outro tema que as escolas estão buscando trazer para a sala de aula, segundo Cristiano, é a questão dos negros dentro da sociedade. "Títulos como "Pretinha, eu??", da editora Ática; "História dos Escravos", da Companhia das Letrinhas e "Bonecas Negras", da editora Mazza, estão sendo bastante procurados. Esses livros falam sobre racismo e a escravidão no Brasil", ressalta.

    A magia dos clássicos

    Para a professora de alfabetização, Sandra Lauro, os clássicos devem ser sempre explorados por pais e educadores. "Nada substitui os clássicos. Eles passam valores, fantasia, trabalham todo o cognitivo da criança e isso é muito importante", diz.

    A professora acredita que os livros tradicionais como "O patinho feio", "Rato do campo e rato da cidade" acrescentam muito ao universo infantil e de uma forma muito lúdica. "Com esses livros se trabalhem histórias e fábulas que permitem um paralelo com o dia-a-dia da criança" , explica a professora.

    Foto de livros
da Branca de Neve e do Pinóquio Foto de livros
das princesas Foto de livros
de Os três Porquinhos

    Cristiano revela que as crianças de até quatro anos se encantam com os livros mais coloridos, com sons, texturas. "Os mais procurados são os da coleção Pop UP", afirma. Nos livros dessa coleção, os personagens parecem sair do papel e ir brincar com a imaginação da criança.

    Foto de livros
de dinossauros pop up Segundo Sandra, esse tipo de leitura serve mais para entreter a criança. "As cores e os sons chamam a atenção", diz ela. Essa pode ser uma boa forma de começar a estimular a leitura desde bem cedo.

    Para os maiores, entre cinco e dez anos, os mais queridos são os dinossauros. Cristiano conta que os desenhos coloridos dos seres monumentais exercem bastante fascínio entre as crianças dessa faixa etária. "Eles gostam muito dessas histórias, existem título em Pop Up sobre esse tema também e eles são muito procurados".

    Foto de livros
coloridos Experiente no ramo de livros, Cristiano conta que as coleções das editoras Cipione e Ática são sempre uma boa pedida para os professores que pretendem trabalhar a leitura. "Essas editoras apresentam adaptações tanto para o público infantil quanto para o público infanto-juvenil. Muitas escolas adotam essas coleções".

    Seja para divertir, entreter ou ensinar, os livros infantis são uma ferramenta fundamental para a formação de adultos com capacidade de perceber o mundo e refletir sobre as questões contemporâneas de forma crítica. Opções não faltam para esses baixinhos se divertirem de forma inteligente e conhecerem novos universos de magia e fantasia. Afinal, segundo Sandra Lauro,"a fantasia é fundamental".

    Foto de livros Foto de livros Foto de livros

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.