mat?ria em audio

Estoque de sangue pode prejudicar cirurgias Hemominas est? com baixa no estoque de 30%. N?meros podem atrapalhar atendimento em hospitais da regi?o


11/01/2007

foto de bolsa de sangue O per?odo de festas de fim de ano e f?rias est? prejudicando o estoque de sangue do Hemominas. De acordo com dados repassados pela institui??o, o estoque de sangue est? 30% abaixo do indicado. Alguns tipos sangu?neos, como O negativo e O positivo, est?o com a metade da quantidade necess?ria.

A situa??o chega a preocupar os funcion?rios, que j? cogitam a possibilidade do quadro atrapalhar atividades de socorro. Para o gerente t?cnico do Hemominas, Sebasti?o Avelar, se o problema n?o come?ar a se reverter, deve haver risco de redu??o no total de cirurgias eletivas realizadas na regi?o.

?Atendemos 31 cidades e 56 hospitais. Se repentinamente houver uma demanda maior, ser? complicado resolver. Nossa sorte ? que, assim como grande parte dos doadores est? viajando, a cidade est? mais vazia e o estoque sendo menos utilizado. Ainda assim, precisamos mant?-lo regular. N?o podemos correr riscos.?, afirma o gerente t?cnico.

Avelar salienta ainda que a tend?ncia ? de a situa??o se agravar ainda mais, j? que em fevereiro acontece o carnaval, outro per?odo em que as doa?es historicamente s?o reduzidas.

Seja voc? tamb?m um doador

* Entre as exig?ncias para se tornar um doador est?o:

  • Ter idade entre 18 e 65 anos
  • Ter peso acima de 50 quilos
  • N?o ter tido hepatite ap?s os 10 anos de idade
  • Ter e estar com boa sa?de
  • N?o ter doen?as sexualmente transmiss?veis
  • N?o ser usu?rio de drogas
  • O Hemominas fica na Rua Bar?o de Cataguases s/n e funciona de segunda a sexta-feira de 7h ?s 18h e aos s?bados de 8h ?s 11h30
    O telefone ? o 3216-3000.

    Leia mais!