• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    UFJF divulga a relação candidato/vaga para 2008 Maioria de candidatos são de mulheres tanto no PISM quanto no vestibular. Medicina continua liderando como o curso mais disputado

    Marinella Souza
    *Colaboração
    05/11/2007

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta segunda-feira, 05 de novembro, a relação candidato/vaga do PISM III e do Vestibular 2008. Ao todo foram inscritos 14.835 candidatos para o vestibular e 2.623 para o PISM III.

    Em ambas as relações ficou constatada uma participação maior das mulheres. No Vestibular quase 60% dos candidatos são mulheres, já no PISM III, esse índice é ainda maior, as meninas correspondem a 62% do total de inscritos.

    O curso de Medicina continua sendo o mais procurado em todos os grupos classificatórios. No grupo C, que corresponde aos não-cotistas, são 54,8 candidatos concorrendo a uma só vaga. Já entre os cotistas, esse número é 13,7.

    Para o diretor da Comissão Permanente de Seleção, professor José Maria Pereira Guerra (na foto e vídeo), esses números revelam como está o sistema de cotas.

    "O fato de esses jovens beneficiados com o sistema de cotas estarem se arriscando a optar pelo curso mais concorrido da UFJF demonstra que o sonho do estudante de escola pública não morreu e que se sentem em condição de igualdade com os demais", diz.

    Ilustração ACESSA.com - Laura Martins Ferreira. 
          Vestibular - Cursos com relação candidato por vaga maior que 10.
Grupo A - Medicina: 13,7; Fisioterapia: 12,5; Ciências Biológicas: 11,0;
Grupo B - Medicina: 23,1; Psicologia: 17,5; Administração noturno: 13,1; Fisioterapia: 13,0
          Engenharia de Produção: 12,5; Ciências biológicas: 11,9; Comunicação Social noturno: 11,4; 
          Ciência da Computação- noturno: 11,0; Farmácia e Bioquímica: 10,6; 
Grupo C - Medicina: 54,8; Engenharia de Produção: 20; Psicologia: 18,8; Direito diurno: 17,4;
          Farmácia e Bioquímica: 14,5; Comunicação Social diurno: 14,2; Odontologia: 13,4;
          Ciências Biológicas: 12,9; Administração diurno: 12,6; Direito noturno: 12,5;
          Administração noturno: 12,4; Fisioterapia:11,0; Ciência da Computação: 10,0
Fonte: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

    A grande surpresa ficou mesmo por conta do curso de licenciatura em Química que, embora ainda permaneça na lista dos cursos menos procurados, com 0,7 candidatos para cada vaga, apresentou um aumento significativo na procura.

    Segundo o professor José Maria, esse aumento na procura indica um reflexo do mercado. "O profissional dessa área está cada vez mais raro e é procurado com avidez pelo mercado. Além disso, a qualidade do curso oferecido pela UFJF é muito boa. Esses dois fatores contribuem para o aumento do interesse dos alunos", acredita.

    Ilustração ACESSA.com - Laura Martins Ferreira. 
Total de inscritos no Vestibular: 14.835, sendo 8.801 mulheres (59,35%) e 6.034 homens (40,7%)
Total de inscritos no PISM III: 2.623, sendo 1.644 mulheres (62,7%) e 979 homens (37.3%)
Total de vagas no Vestibular: 1.503. Total de vagas no PISM III: 637.
Fonte: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

    Os cursos com menos de quatro candidatos por vaga não obrigam o estudante a fazer a primeira etapa dos exames. Este ano, mais de 20 cursos figuram dessa lista, dispensando 403 candidatos da primeira fase.

    As mudanças

    O diretor ressaltou que este ano foram tomadas uma série de medidas que visam o conforto e a segurança dos estudantes (leia a matéria). Para isso, além de manter todas as atividades preparatórias do concurso dentro do cronograma previsto, será enviado, a partir da próxima semana, um manual para que o candidato saiba como deve proceder no período de provas.

    Segundo ele, o Vestibular 2008 traz o diferencial de abrir espaço para que os jovens procurem a UFJF para tirar suas dúvidas e cheguem ao dia da prova com tranqüilidade. "O objetivo da UFJF é fazer com que o dia da prova não seja mais visto como o dia mais tenso da vida do estudante, mas sim, como aquele momento em que ele terá a grande oportunidade de suas vidas".

    A estudante Jéssica Franco aposta nessas medidas para dar mais segurança. "Tem muita gente que cola, proibindo essas coisas, a gente fica mais tranqüila, além disso, não corre o risco de o celular atrapalhar", comemora a menina.

    José Maria justifica o fato de a entidade só estar divulgando a relação a 29 dias das provas. "Não divulgamos antes porque ainda tinha que sair o resultado da prova de habilidade específica. Só com esse resultado, os candidatos reprovados puderam ser redistribuídos entre os cursos que apareciam como sua segunda opção" .

    A primeira etapa do Vestibular será nos dias 13 e 14 de dezembro e pessoas com algum tipo de deficiência devem encaminhar seus pedidos à UFJF até o dia 23 de novembro.

    *Marinella Souza é estudante de jornalismo da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.