UFJF divulga a rela??o candidato/vaga para 2008 Maioria de candidatos s?o de mulheres tanto no PISM quanto no vestibular. Medicina continua liderando como o curso mais disputado

Marinella Souza
*Colabora??o
05/11/2007

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta segunda-feira, 05 de novembro, a rela??o candidato/vaga do PISM III e do Vestibular 2008. Ao todo foram inscritos 14.835 candidatos para o vestibular e 2.623 para o PISM III.

Em ambas as rela?es ficou constatada uma participa??o maior das mulheres. No Vestibular quase 60% dos candidatos s?o mulheres, j? no PISM III, esse ?ndice ? ainda maior, as meninas correspondem a 62% do total de inscritos.

O curso de Medicina continua sendo o mais procurado em todos os grupos classificat?rios. No grupo C, que corresponde aos n?o-cotistas, s?o 54,8 candidatos concorrendo a uma s? vaga. J? entre os cotistas, esse n?mero ? 13,7.

Para o diretor da Comiss?o Permanente de Sele??o, professor Jos? Maria Pereira Guerra (na foto e v?deo), esses n?meros revelam como est? o sistema de cotas.

"O fato de esses jovens beneficiados com o sistema de cotas estarem se arriscando a optar pelo curso mais concorrido da UFJF demonstra que o sonho do estudante de escola p?blica n?o morreu e que se sentem em condi??o de igualdade com os demais", diz.

Ilustra??o ACESSA.com - Laura Martins Ferreira. 
          Vestibular - Cursos com rela??o candidato por vaga maior que 10.
Grupo A - Medicina: 13,7; Fisioterapia: 12,5; Ci?ncias Biol?gicas: 11,0;
Grupo B - Medicina: 23,1; Psicologia: 17,5; Administra??o noturno: 13,1; Fisioterapia: 13,0
          Engenharia de Produ??o: 12,5; Ci?ncias biol?gicas: 11,9; Comunica??o Social noturno: 11,4; 
          Ci?ncia da Computa??o- noturno: 11,0; Farm?cia e Bioqu?mica: 10,6; 
Grupo C - Medicina: 54,8; Engenharia de Produ??o: 20; Psicologia: 18,8; Direito diurno: 17,4;
          Farm?cia e Bioqu?mica: 14,5; Comunica??o Social diurno: 14,2; Odontologia: 13,4;
          Ci?ncias Biol?gicas: 12,9; Administra??o diurno: 12,6; Direito noturno: 12,5;
          Administra??o noturno: 12,4; Fisioterapia:11,0; Ci?ncia da Computa??o: 10,0
Fonte: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

A grande surpresa ficou mesmo por conta do curso de licenciatura em Qu?mica que, embora ainda permane?a na lista dos cursos menos procurados, com 0,7 candidatos para cada vaga, apresentou um aumento significativo na procura.

Segundo o professor Jos? Maria, esse aumento na procura indica um reflexo do mercado. "O profissional dessa ?rea est? cada vez mais raro e ? procurado com avidez pelo mercado. Al?m disso, a qualidade do curso oferecido pela UFJF ? muito boa. Esses dois fatores contribuem para o aumento do interesse dos alunos", acredita.

Ilustra??o ACESSA.com - Laura Martins Ferreira. 
Total de inscritos no Vestibular: 14.835, sendo 8.801 mulheres (59,35%) e 6.034 homens (40,7%)
Total de inscritos no PISM III: 2.623, sendo 1.644 mulheres (62,7%) e 979 homens (37.3%)
Total de vagas no Vestibular: 1.503. Total de vagas no PISM III: 637.
Fonte: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Os cursos com menos de quatro candidatos por vaga n?o obrigam o estudante a fazer a primeira etapa dos exames. Este ano, mais de 20 cursos figuram dessa lista, dispensando 403 candidatos da primeira fase.

As mudan?as

O diretor ressaltou que este ano foram tomadas uma s?rie de medidas que visam o conforto e a seguran?a dos estudantes (leia a mat?ria). Para isso, al?m de manter todas as atividades preparat?rias do concurso dentro do cronograma previsto, ser? enviado, a partir da pr?xima semana, um manual para que o candidato saiba como deve proceder no per?odo de provas.

Segundo ele, o Vestibular 2008 traz o diferencial de abrir espa?o para que os jovens procurem a UFJF para tirar suas d?vidas e cheguem ao dia da prova com tranq?ilidade. "O objetivo da UFJF ? fazer com que o dia da prova n?o seja mais visto como o dia mais tenso da vida do estudante, mas sim, como aquele momento em que ele ter? a grande oportunidade de suas vidas".

A estudante J?ssica Franco aposta nessas medidas para dar mais seguran?a. "Tem muita gente que cola, proibindo essas coisas, a gente fica mais tranq?ila, al?m disso, n?o corre o risco de o celular atrapalhar", comemora a menina.

Jos? Maria justifica o fato de a entidade s? estar divulgando a rela??o a 29 dias das provas. "N?o divulgamos antes porque ainda tinha que sair o resultado da prova de habilidade espec?fica. S? com esse resultado, os candidatos reprovados puderam ser redistribu?dos entre os cursos que apareciam como sua segunda op??o" .

A primeira etapa do Vestibular ser? nos dias 13 e 14 de dezembro e pessoas com algum tipo de defici?ncia devem encaminhar seus pedidos ? UFJF at? o dia 23 de novembro.

*Marinella Souza ? estudante de jornalismo da UFJF