Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 atualizada ?s 13h

Cursinhos pr?-vestibulares d?o trote nos alunos aprovados na UFJF


Renata Solano
Colabora??o*

O dia do t?o esperado resultado final do vestibular e PISM III da Universidade Federal de Juiz de Fora chegou nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro. Todo o ano ? a mesma coisa; os cursinhos aguardam o resultado e re?nem seus alunos para comemorar a sele??o de uns e confortar outros. Por isso, nunca ? demais lembrar que, al?m de muito estudo, aten??o e tranq?ilidade s?o fundamentais.

"Estudei muito durante todo o ano, foi preciso muito esfor?o pessoal e muita compreens?o da fam?lia e dos amigos. Alcancei um resultado melhor do que eu esperava, passei em primeiro lugar para Arquitetura e melhor ainda ? que foi para da Federal", comenta a estudante Camila Vilela (foto abaixo), que mostra a cara pintada, como muitos outros estudantes que recebem o trote no pr?prio cursinho.

Na hora de escolher um curso superior para prestar o t?o assustador vestibular, op?es como mercado de trabalho, sonho pessoal ou mesmo a influ?ncia dos pais podem ser fatores de interfer?ncia, por isso, ? preciso escolher o melhor e ter calma na hora de realizar a inscri??o.

Fazer aulas particulares nas disciplinas que se tem maior dificuldade ou mesmo sentar na primeira carteira das salas de cursinho s?o atitudes de pessoas que n?o querem deixar para tr?s a oportunidade de ser selecionado para uma institui??o de ensino reconhecida e bem conceituada.

Foto de alunos comemorando Os cursinhos pr?-vestibulares oferecem apostilas com material informativo sobre o conte?do cobrado para o vestibular, muitos alunos afirmam que este material ? suficiente, outros acreditam que ? preciso um pouco mais. "O material fornecido pelo cursinho foi muito bom, mas estudei por outros meios como livros, jornais e revistas", conta Camila.

Mesmo sendo considerado injusto (leia a mat?ria), o vestibular ainda ? o processo de sele??o da maioria das universidades e faculdades do pa?s, por isso, nem todos que prestaram exame e se esfor?aram durante o ano conseguiram alcan?ar um resultado positivo.

Foto de alunos comemorando "A concorr?ncia ? muito grande e mesmo n?o tendo conseguido estou satisfeita com a minha atua??o, ? preciso estudar mais ainda no pr?ximo ano e me preparar psicologicamente para mais uma bateria de estudos e simulados", afirma Tatiane Souza.

O estudante Thiago Seixas (foto ao lado) foi aprovado para o curso de Educa??o F?sica. "Este foi meu primeiro vestibular e j? levei um trote aqui no cursinho, mas estou preparado para mais um l? na universidade", afirma.

* Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF