• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Cai o número de candidatos ao vestibular da UFJF Queda de 20% preocupa a instituição. Medicina ainda é o mais procurado, mas outros cursos ganham destaque no vestibular 2009

    Guilherme Arêas
    Repórter
    01/12/2008

    O número de candidatos inscritos no Vestibular 2009 e no Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentou uma queda de 20,31% em relação ao ano passado. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira, 1º de dezembro, pelo pró-reitor de graduação, Eduardo Magrone (foto abaixo) e pelo diretor da Comissão de Processo Seletivo (Copese), professor José Maria Pereira Guerra (vídeo ao lado)

    No total, 10.901 candidatos vão disputar 1.733 vagas no Vestibular e 1.929 estudantes tentam conseguir uma das 763 vagas do PISM III. Para os módulos I e II do PISM foram inscritos 9.305 e 6.008 candidatos, respectivamente. Em 2008, 14.868 pessoas se inscreveram para o Vestibular e 2.623 candidatos concorreram às vagas do PISM III.

    Segundo Magrone, a queda do número de candidatos preocupa e a UFJF ainda vai realizar um estudo para levantar as causas. Mas o pró-reitor disse que um conjunto de fatores pode explicar a menor procura pelo vestibular da instituição este ano. "Nosso modelo de vestibular afugenta os candidatos que não são de Juiz de Fora. No curso de Música, por exemplo, os candidatos fazem oito dias de prova. Nosso vestibular é monstruoso", diz Magrone.

    O pró-reitor aproveitou para anunciar que, a partir de 2010, o vestibular da UFJF será realizado em um único dia na primeira fase e em dois na segunda. Para Magrone, a medida visa diminuir a pressão psicológica e os custos dos candidatos.

    Foto de Eduardo Magrone

    Ainda entre as possíveis explicações para a diminuição do número de candidatos, segundo o pró-reitor, estão a coincidência de datas das provas com o vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a política de ocupação de vagas ociosas nas faculdades particulares através do Programa Universidade para Todos (ProUni).

    Magrone explicou, ainda, que muitos candidatos se surpreenderam com a quantidade de vagas reservadas para alunos de escola pública, que este ano chegou a 50%. "Mas a resolução que criou o sistema de cotas já previu que chegaríamos a este número", lembrou.

    Do percentual de vagas destinado aos alunos egressos de escolas públicas (grupo B), 25% é reservado para candidatos que se declarem negros (grupo A).

    Medicina ainda é o mais procurado, mas perde espaço

    O curso que mais oferece vagas na UFJF (160), o de Medicina, continua no topo da lista de procura entre os vestibulandos, mas vem perdendo espaço para outros cursos na relação candidato/vaga. O curso é disputado por 2.225 candidatos através do Vestibular e por 196 no PISM III. No grupo C do Vestibular, formado pelos candidatos que não optaram por cotas, a relação candidato/vaga da Medicina é de 31,63, a mais alta do grupo.

    Mas para os que concorrem ao Vestibular pelo grupo B, os egressos de escola pública, o curso que apresentou a maior relação entre os candidatos e o número de vagas foi Administração Noturno, 8,82. Este também foi o curso com maior relação candidato/vaga entre os oriundos de escola pública e que se declararam negros, os candidatos do grupo A, com 8,0.

    Já pelo PISM III, o curso com maior relação candidato/vaga no grupo C foi a estreante Engenharia Sanitária e Ambiental, com 8,17. "O meio ambiente é uma questão de Juiz de Fora e do mundo. Isso desperta o interesse dos candidatos", lembrou Magrone.

    Entre os vestibulandos do grupo B do PISM, o curso de História Noturno apresentou a maior relação candidato/vaga, 5,33. Pelo grupo A, os concorrentes às vagas de Engenharia Elétrica Noturno pegaram a maior relação candidato/vaga, 3,0.

    Os candidatos que se inscreveram em cursos cuja relação candidato por vaga no Vestibular 2009 foi igual ou inferior a 4,0 estão liberados da primeira etapa.

    Orientações aos candidatos
    Foto de José Maria Guerra

    O diretor da Copese, José Maria Pereira Guerra, destacou que os candidatos devem ficar atentos às recomendações da UFJF para a realização das provas. O porte do celular durante as provas, que no vestibular passado desclassificou três candidatos, continua proibido.

    Os vestibulandos devem conhecer os locais de prova com antecedência para evitar problemas nos dias do vestibular. José Maria lembrou da paralização dos ônibus urbanos no primeiro dia do vestibular 2008, fato que fez as provas começarem uma hora mais tarde. "Muitas ações solidárias foram vistas nessa ocasião, inclusive motoristas da cidade dando carona para os candidatos", ressalta.

    Assim como nos outros anos, a UFJF deve solicitar a disponibilização de mais ônibus para os locais de prova nos horários de entrada e saída dos candidatos. Os adventistas, que começam a prova às 19 h, devem se apresentar na Faculdade de Educação Física no mesmo horários que os demais candidatos.

    Outra regra que permanece este ano é em relação aos três últimos candidatos que permanecerem em cada sala até o final da prova, que sairão juntos do local. A novidade é que eles poderão relatar, através de uma ata, possíveis incidentes que acontecerem dentro da sala durante a realização das provas. Uma ata também será assinada por três candiatos, comprovando que as provas estavam devidamente lacradas antes da distribuição das mesmas.

    As outras orientações para os vestibulandos estão contidas no Manual do Candidato, que já começou a ser enviado para os endereços informados no ato da inscrição. O comprovante definitivo de inscrição está disponível no site www.vestibular.ufjf.br.

    Datas do Vestibular 2009
  • Provas de Primeira Etapa (Vestibular):
    06/12/2008 - das 14 h às 17 h
    07/12/2008 - das 14 h às 17 h

  • Provas de Segunda Etapa (Vestibular):
    De 20 a 23/12/2008 - das 14 h às 18 h

  • Provas do PISM (I e II):
    De 20 a 23/12/2008 - das 08h30 às 11h30

  • Provas do PISM (III):
    De 20 a 23/12/2008 - das 14 h às 17 h

  • As provas dos módulos I,II e III do PISM e da 2ª etapa do Vestibular só vão ser feitas em Juiz de Fora. Na 1ª etapa, além de Juiz de Fora, a UFJF vai realizar provas em Belo Horizonte, Lavras, Muriaé, Viçosa, Volta Redonda e Niterói.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.