Cai o n?mero de candidatos ao vestibular da UFJF Queda de 20% preocupa a institui??o. Medicina ainda ? o mais procurado, mas outros cursos ganham destaque no vestibular 2009

Guilherme Ar?as
Rep?rter
01/12/2008

O n?mero de candidatos inscritos no Vestibular 2009 e no Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentou uma queda de 20,31% em rela??o ao ano passado. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira, 1? de dezembro, pelo pr?-reitor de gradua??o, Eduardo Magrone (foto abaixo) e pelo diretor da Comiss?o de Processo Seletivo (Copese), professor Jos? Maria Pereira Guerra (v?deo ao lado)

No total, 10.901 candidatos v?o disputar 1.733 vagas no Vestibular e 1.929 estudantes tentam conseguir uma das 763 vagas do PISM III. Para os m?dulos I e II do PISM foram inscritos 9.305 e 6.008 candidatos, respectivamente. Em 2008, 14.868 pessoas se inscreveram para o Vestibular e 2.623 candidatos concorreram ?s vagas do PISM III.

Segundo Magrone, a queda do n?mero de candidatos preocupa e a UFJF ainda vai realizar um estudo para levantar as causas. Mas o pr?-reitor disse que um conjunto de fatores pode explicar a menor procura pelo vestibular da institui??o este ano. "Nosso modelo de vestibular afugenta os candidatos que n?o s?o de Juiz de Fora. No curso de M?sica, por exemplo, os candidatos fazem oito dias de prova. Nosso vestibular ? monstruoso", diz Magrone.

O pr?-reitor aproveitou para anunciar que, a partir de 2010, o vestibular da UFJF ser? realizado em um ?nico dia na primeira fase e em dois na segunda. Para Magrone, a medida visa diminuir a press?o psicol?gica e os custos dos candidatos.

Foto de Eduardo Magrone

Ainda entre as poss?veis explica?es para a diminui??o do n?mero de candidatos, segundo o pr?-reitor, est?o a coincid?ncia de datas das provas com o vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a pol?tica de ocupa??o de vagas ociosas nas faculdades particulares atrav?s do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Magrone explicou, ainda, que muitos candidatos se surpreenderam com a quantidade de vagas reservadas para alunos de escola p?blica, que este ano chegou a 50%. "Mas a resolu??o que criou o sistema de cotas j? previu que chegar?amos a este n?mero", lembrou.

Do percentual de vagas destinado aos alunos egressos de escolas p?blicas (grupo B), 25% ? reservado para candidatos que se declarem negros (grupo A).

Medicina ainda ? o mais procurado, mas perde espa?o

O curso que mais oferece vagas na UFJF (160), o de Medicina, continua no topo da lista de procura entre os vestibulandos, mas vem perdendo espa?o para outros cursos na rela??o candidato/vaga. O curso ? disputado por 2.225 candidatos atrav?s do Vestibular e por 196 no PISM III. No grupo C do Vestibular, formado pelos candidatos que n?o optaram por cotas, a rela??o candidato/vaga da Medicina ? de 31,63, a mais alta do grupo.

Mas para os que concorrem ao Vestibular pelo grupo B, os egressos de escola p?blica, o curso que apresentou a maior rela??o entre os candidatos e o n?mero de vagas foi Administra??o Noturno, 8,82. Este tamb?m foi o curso com maior rela??o candidato/vaga entre os oriundos de escola p?blica e que se declararam negros, os candidatos do grupo A, com 8,0.

J? pelo PISM III, o curso com maior rela??o candidato/vaga no grupo C foi a estreante Engenharia Sanit?ria e Ambiental, com 8,17. "O meio ambiente ? uma quest?o de Juiz de Fora e do mundo. Isso desperta o interesse dos candidatos", lembrou Magrone.

Entre os vestibulandos do grupo B do PISM, o curso de Hist?ria Noturno apresentou a maior rela??o candidato/vaga, 5,33. Pelo grupo A, os concorrentes ?s vagas de Engenharia El?trica Noturno pegaram a maior rela??o candidato/vaga, 3,0.

Os candidatos que se inscreveram em cursos cuja rela??o candidato por vaga no Vestibular 2009 foi igual ou inferior a 4,0 est?o liberados da primeira etapa.

Orienta?es aos candidatos
Foto de Jos? Maria Guerra

O diretor da Copese, Jos? Maria Pereira Guerra, destacou que os candidatos devem ficar atentos ?s recomenda?es da UFJF para a realiza??o das provas. O porte do celular durante as provas, que no vestibular passado desclassificou tr?s candidatos, continua proibido.

Os vestibulandos devem conhecer os locais de prova com anteced?ncia para evitar problemas nos dias do vestibular. Jos? Maria lembrou da paraliza??o dos ?nibus urbanos no primeiro dia do vestibular 2008, fato que fez as provas come?arem uma hora mais tarde. "Muitas a?es solid?rias foram vistas nessa ocasi?o, inclusive motoristas da cidade dando carona para os candidatos", ressalta.

Assim como nos outros anos, a UFJF deve solicitar a disponibiliza??o de mais ?nibus para os locais de prova nos hor?rios de entrada e sa?da dos candidatos. Os adventistas, que come?am a prova ?s 19 h, devem se apresentar na Faculdade de Educa??o F?sica no mesmo hor?rios que os demais candidatos.

Outra regra que permanece este ano ? em rela??o aos tr?s ?ltimos candidatos que permanecerem em cada sala at? o final da prova, que sair?o juntos do local. A novidade ? que eles poder?o relatar, atrav?s de uma ata, poss?veis incidentes que acontecerem dentro da sala durante a realiza??o das provas. Uma ata tamb?m ser? assinada por tr?s candiatos, comprovando que as provas estavam devidamente lacradas antes da distribui??o das mesmas.

As outras orienta?es para os vestibulandos est?o contidas no Manual do Candidato, que j? come?ou a ser enviado para os endere?os informados no ato da inscri??o. O comprovante definitivo de inscri??o est? dispon?vel no site www.vestibular.ufjf.br.

Datas do Vestibular 2009
  • Provas de Primeira Etapa (Vestibular):
    06/12/2008 - das 14 h ?s 17 h
    07/12/2008 - das 14 h ?s 17 h

  • Provas de Segunda Etapa (Vestibular):
    De 20 a 23/12/2008 - das 14 h ?s 18 h

  • Provas do PISM (I e II):
    De 20 a 23/12/2008 - das 08h30 ?s 11h30

  • Provas do PISM (III):
    De 20 a 23/12/2008 - das 14 h ?s 17 h

  • As provas dos m?dulos I,II e III do PISM e da 2? etapa do Vestibular s? v?o ser feitas em Juiz de Fora. Na 1? etapa, al?m de Juiz de Fora, a UFJF vai realizar provas em Belo Horizonte, Lavras, Muria?, Vi?osa, Volta Redonda e Niter?i.