Quarta-feira, 8 de mar?o de 2009, atualizada dia 9 de mar?o, ?s 19h

Provas do Enem ser?o realizadas nos dias 3 e 4 de outubro. UFJF tem at? o dia 30 de abril para se manifestar sobre ades?o ? proposta do MEC

Daniele Gruppi
Rep?rter

Se a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aderir ? proposta do Minist?rio da Educa??o (MEC) de substituir o vestibular por uma nova vers?o do Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem), os estudantes far?o provas nos dias 3 e 4 outubro. O prazo para a UFJF se manifestar sobre a ades?o ao processo seletivo de ingresso ?s universidades unificado ? at? o dia 30 de abril.

Entretanto, a assessoria informou que a universidade n?o vai trabalhar com a limita??o do prazo. A discuss?o vai ser levada para o Conselho Superior, que ir? votar pela substitui??o ou n?o do processo seletivo. A UFJF aguarda o MEC enviar o documento t?cnico que explica detalhes de como seria a mudan?a.

A inten??o do MEC com a proposta de mudan?a no processo seletivo das institui?es de ensino superior ? reorganizar o curr?culo do ensino m?dio e permitir mobilidade dos estudantes pelas universidades em todo o territ?rio nacional, devido ao modelo unificado de avalia??o. A proposta ? semelhante ? forma de sele??o do Programa Universidade para Todos (ProUni). Nele, o aluno escolhe curso e institui??o com base na nota do atual Enem, com m?nimo de 45 pontos.

Segundo o MEC, a prova dever? ser mais voltada para a investiga??o e n?o para a memoriza??o, a fim de avaliar a capacidade anal?tica e o racioc?nio do aluno, diferente dos vestibulares atuais.

O novo Enem ser? composto de quatro grupos de testes de m?ltipla escolha realizados em dois dias. As provas ficariam distribu?das de acordo com as seguintes ?reas: linguagens, c?digos e suas tecnologias (incluindo reda??o); ci?ncias humanas e suas tecnologias; ci?ncias da natureza e suas tecnologias, e matem?tica e suas tecnologias.

A nova prova do Enem tamb?m poder? substituir o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para ingressantes e o Exame Nacional para Certifica??o de Compet?ncias de Jovens e Adultos (Encceja). O modelo de processo seletivo unificado ser? por ades?o e poder?o participar tanto institui?es p?blicas quanto privadas.

A mudan?a para as universidades que se utilizarem apenas do Enem como processo seletivo poder? ocorrer ainda este ano. Para as que querem implementar uma segunda fase, a ser elaborada pela pr?pria institui??o, provavelmente s? ocorrer? no ano que vem.

A mudan?a no sistema de ingresso na UFJF preocupa alunos e professores. O coordenador das turmas de pr?-vestibular de um col?gio da cidade, Welson Augusto Ribeiro, afirma que a proposta pode ser positiva, mas ainda deve ser discutida para que n?o ocorram preju?zos na prepara??o do aluno. "? muita novidade para ser implantada rapidamente como est?o querendo fazer."

Para ele, um ponto questionador na proposta ? a data de aplica??o do Enem. "O vestibular ocorre em dezembro e o Enem, geralmente, em outubro. O processo de aprendizagem do aluno pode ser atropelado." Ribeiro acredita que a mudan?a pode aumentar a concorr?ncia. "Esse ? o receio dos alunos."

Enquete
Voc? concorda com a subtitui??o do vestibular pelo novo Enem?
      Sim
      N?o
      N?o tenho opini?o formada sobre o assunto, j? que se trata apenas de uma proposta e n?o h? nada de concreto
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes