UFJF n?o descarta ado??o do Enem para substituir vestibular 2010 Institui??o promete debater proposta do MEC com a comunidade acad?mica, cursinhos e escolas p?blicas e particulares de Juiz de Fora

Patr?cia Rossini
*Colabora??o
13/4/2009

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem menos de um m?s para decidir se vai adotar o Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem) em substitui??o ao modelo atual de vestibular. As mudan?as podem ser aplicadas ao concurso vestibular 2010. No entanto, os alunos que j? iniciaram o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) n?o ser?o afetados.

Em coletiva na manh? desta segunda-feira, dia 13 de abril, o reitor Henrique Duque afirmou que vai debater a proposta do Minist?rio da Educa??o(MEC) com a comunidade acad?mica e vai ouvir dirigentes das escolas p?blicas e particulares de Ensino M?dio e dos cursinhos preparat?rios do munic?pio.

Na ter?a-feira, dia 14 de abril, a proposta ser? apresentada ao Conselho de Gradua??o (ConGrad) em reuni?o ordin?ria. A discuss?o dever? ser aprofundada em um encontro extraordin?rio, a ser convocado para o pr?ximo dia 19 ou 20 de abril, devido ao curto prazo para a decis?o final - que precisa ser comunicada pelo Conselho Superior ao MEC at? o dia 30 de abril.

De acordo com a assessoria de comunica??o da UFJF, o encontro com os dirigentes de escolas e cursinhos para avalia??o da proposta ser? marcado a partir da reuni?o extraordin?ria do conselho.

Democratiza??o

A ades?o, segundo Duque, ? peri?dica e preserva a autonomia da UFJF. Ele argumenta que o modelo de vestibular vigente desde o in?cio do s?culo passado j? est? desgastado e que a proposta do MEC vai reorientar os curr?culos de Ensino M?dio, que deixar?o de ser baseados exclusivamente em conte?dos espec?ficos para dar espa?o ?s abordagens anal?ticas e interpretativas j? utilizadas nas provas do Enem.

O reitor tamb?m ressalta a democratiza??o do ensino superior como uma motiva??o do novo modelo de sele??o. "As fam?lias de renda mais elevada t?m condi?es de financiar a inscri??o dos filhos em diferentes universidades, o que aumenta as chances de ingresso. A unifica??o do processo seletivo das institui?es p?blicas de ensino superior impede essa vantagem das fam?lias mais abastadas e democratiza o acesso."

O pr?-reitor de Gradua??o, Eduardo Magrone (v?deo acima), lembra que o Enem j? ? utilizado na sele??o de 14 das 55 universidades federais brasileiras e em institui?es da rede privada vinculadas ao ProUni, do governo federal.

A proposta do MEC n?o interfere nas vagas j? destinadas ao PISM e nem na pol?tica de cotas j? fomentada na UFJF. Por?m, o ConGrad tem perspectiva de avaliar o modelo seriado paralelamente. A mudan?a na sele??o de alunos n?o exclui a realiza??o de testes de habilidade espec?fica elaborados pela institui??o. Contudo, caso o Enem represente apenas uma etapa do processo seletivo, a universidade fica impedida de integrar o Sistema de Sele??o Unificada.

Mobilidade

A mobilidade interestadual de estudantes tamb?m foi citada por Magrone, que apresentou dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An?sio Teixeira (Inep) de 2007. Segundo ele, a taxa de mobilidade brasileira ? inferior ? 0,05%. "Em pa?ses que utilizam o sistema unificado, como os Estados Unidos, a mobilidade estudantil chega a 20%. No Brasil, essa taxa ainda ? muito pequena, mas pode se elevar com a ado??o do novo Enem no lugar do vestibular tradicional."

Ainda com base nos dados do Inep, o pr?-reitor destaca que os alunos costumam optar por institui?es pr?ximas ao local onde moram.

Em rela??o ? assist?ncia estudantil para manuten??o dos alunos carentes, Henrique Duque explica que o respaldo financeiro ser? garantido pelo MEC. "A Uni?o Nacional dos Estudantes (UNE) questionou a quest?o do apoio estudantil, mas o ministro Fernando Haddad garantiu que o MEC vai dar toda assist?ncia financeira para que os alunos carentes possam sair de casa e frequentar uma universidade p?blica."

Sistema de Sele??o Unificada

O modelo unificado de ingresso nas institui?es de ensino superior proposto pelo governo ? informatizado e os alunos e universidades ter?o acesso a todos os dados do MEC atrav?s de login e senha. As inscri?es ser?o feitas exclusivamente pela internet.

Ao se inscrever, o candidato poder? escolher at? cinco op?es diferentes de curso e apontar cinco institui?es de sua prefer?ncia, independentemente do local de sua resid?ncia. Com a nota do Enem em m?os, o candidato ter? acesso ao n?mero de vagas ofertadas em cada curso de cada universidade e ?s notas de corte (atualizadas diariamente, conforme as inscri?es).

As op?es de curso e de institui?es de ensino poder?o ser alteradas pelo candidato at? o encerramento do prazo das inscri?es. A partir da?, o Sistema de Sele??o Unificada vai gerar uma lista de selecionados por curso, ordenada mediante classifica??o decrescente das notas.

Os candidatos ser?o selecionados em apenas uma das op?es escolhidas, de acordo com a ordem determinada no ato da inscri??o e com as vagas oferecidas. O resultado final ser? divulgado na internet, pelo site do Minist?rio da Educa??o, e pelas institui?es de ensino superior participantes.

Novo Enem

O termo de refer?ncia enviado pelo MEC ?s institui?es de educa??o superior prev? a modifica??o do formato vigente do Exame Nacional do Ensino M?dio para utiliza??o no processo seletivo. O novo Enem ter? provas de "Linguagens, C?digos e suas Tecnologias" (incluindo reda??o), "Ci?ncias Humanas e suas Tecnologias", "Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias" e "Matem?ticas e suas Tecnologias".

A previs?o ? de que as provas sejam realizadas nos dias 3 e 4 de outubro. O resultado das quest?es de m?ltipla escolha est? previsto para o dia 4 de dezembro e o resultado final, incluindo a reda??o, deve ocorrer no dia 8 de janeiro de 2010.

Enquete
Voc? concorda com a substitui??o do vestibular pelo novo Enem?
      Sim
      N?o
      N?o tenho opini?o formada sobre o assunto, j? que se trata apenas de uma proposta e n?o h? nada de concreto
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes