Segunda-feira, 8 de setembro de 2014, atualizada às 09h05

Obra do compositor italiano Monteverdi será exibida no Teatro Pró-Música

Opera

A primeira obra-prima da história operística, "L'Orfeo", do compositor italiano Claudio Monteverdi será apresentada nesta terça-feira, 9 de setembro, no projeto Hoje é Dia de Ópera, no Teatro Pró-Música. A exibição da peça produzida pelo diretor Gilbert Deflo para o Liceu de Barcelona tem início às 19h. A entrada é franca.

Segundo o coordenador do projeto, Rodolfo Valverde, a ópera, de extraordinária riqueza dramática, estabelece uma ponte entre o emergente estilo barroco e a música renascentista. "L´Orfeo" teve sua estreia em Mântua em 1607. Inspirado no mito grego de Orfeu e a sua descida a Hades para resgatar sua amada Eurídice do reino dos mortos, o libretto de Alessandro Striggio simboliza o poder transformador da música, explica Valverde.

A ópera exibida no Teatro Pró-Música/UFJF conta com direção musical do maestro catalão Jordi Savall, considerado uma das maiores autoridades mundiais em música antiga, à frente das orquestras La Capella Reial de Catalunya e Le Concert des Nations, com instrumentos de época. As interpretações estão a cargo de cantores, como barítono Furio Zanasi (Orfeo), soprano Montserrat Figueras (Musica), contralto Sara Mingardo (Messagiera), soprano Arianna Savall (Euridice) e baixo Antonio Abete (Caronte).

Com informações do Teatro Pró-Música

ACESSA.com - Obra do compositor italiano Monteverdi ser? exibida no Pr?-M?sica