• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Wi-Fi e VoIP são utilizados na área educacional O Intercom Sudeste vai disponibilizar internet Wi-Fi e ligações telefônicas a baixo custo a alunos e professores vindos de várias partes do país

    Sílvia Zoche
    Repórter
    15/05/2007

    Discutir sobre os problemas da comunicação e a troca de experiências entre os pesquisadores da área são alguns dos objetivos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) que, além do encontro nacional, organiza eventos regionais.

    O Intercom Sudeste 2007, por exemplo, vai ser sediado, em Juiz de Fora, entre os dias 16 e 18 de maio, pela primeira vez e traz o tema "Mercado e Comunicação na Sociedade Digital".

    Segundo a professora e uma das coordenadoras gerais do evento, Marise Pimentel Mendes (foto abaixo, à direita), isso é uma conseqüência de vários trabalhos realizados ao longo dos anos pela Facom. "Já organizamos o Encontro Regional de Comunicação desde 2003 e a estrutura organizacional fez com que pensassem na possibilidade de sediar o Intercom Sudeste, entre outros fatores, como a aprovação do Mestrado de Comunicação", cita.

    De acordo com Marise, o tema central é escolhido pelos sócios do Intercom. "Depois vai ser levado um resumo das regionais para o encontro nacional". E como o assunto vai tratar sobre sociedade digital, nada melhor do que o encontro mostrar-se conectado com os avanços tecnológicos, não somente nas discussões, mas também na prática.

    Laptop em cima de uma mesa Usar notebooks e outros dispositivos móveis sem estar conectados a fios, através do wireless ou simplesmente, wi-fi, possibilitando a mobilidade em qualquer ambiente do Intercom, realizado tanto no Teatro Pró-Música (Avenida Rio Branco, 2329) quanto na Faculdade de Comunicação (Campus UFJF), vai ser uma realidade.

    "É uma felicidade acontecer isso em um evento do curso de Comunicação. A tecnologia sem fio dá uma demonstração sobre a própria tecnologia, que é tema do Intercom", diz Marise.

    A professora e também coordenadora geral do evento, Teresa Cristina da Costa Neves (foto ao lado, à esquerda) lembra que grande parte dos laptops já oferecem a opção de wireless. "Acho fio tão século XX. O século XXI tem que ser do sem fio mesmo", comenta.

    Comunicação e Educação

    A escola e a faculdade são alguns dos espaços para aprimorar o conhecimento e devem proporcionar meios para isso. Por isso, Teresa afirma que a tecnologia é algo que não se pode ignorar na educação. "Quando se fala em educação, ainda mais em um país como o nosso, tem que usar tudo que estiver disponível", ressalta a professora.

    Teresa já não consegue imaginar como seria organizar o Intercom Sudeste 2007 sem o uso da internet. "Eu mesma fazia eventos sem essa tecnologia toda. Mas, hoje, o trânsito de informações é muito grande e o sem fio [referindo-se ao wi-fi] dá muito mais movimentação. Atualmente, há mais sofisticação, recursos, avanços que antes não existiam", lembrando que nem por isso os efeitos deixavam de ser satisfatórios.

    Laptop em cima de uma mesa Para a professora, vai ser difícil conceber, daqui a algum tempo, salas de aula somente com caderno e lápis. "Não é o caso de substituir um professor por uma máquina, mas sim ser um complemento", enfatiza Teresa. "É uma realidade? É, mas não sei quando será viável", completa Marise, que lembra que ambas trabalham em uma instituição pública.

    Para o estudante de Comunicação Social da UFJF, Luiz Felipe Stevanin (foto ao lado), ter acesso wi-fi no Intercom é uma ótima solução, "porque não tem barreira de cabos". Ele confessa que ainda não teve a possibilidade de usar dispositivos móveis ainda. "Recebi um e-mail falando sobre a tecnologia, mas achei que fossem ter pontos fixos de acesso. Não achei que fosse sem fio".

    As estudantes de Comunicação Social da UFJF, que se inscreveram do Intercom Sudeste 2007, Mariana Pelegrini e Flávia Paravidino, demoraram um pouco até entender que o acesso à internet será realmente sem fio. "Imagina se a faculdade inteira fosse assim sempre?", comenta Mariana. Flávia acredita que vai ser mais fácil para quem for apresentar os trabalhos no Intercom usando um laptop com o wi-fi, pela possibilidade de movimentação.

    Laptop em cima de uma mesa Flávia Paravidino
    Laptop em cima de uma mesa Mariana Pelegrini

    Luiz diz que não adianta possuir a tecnologia, se as pessoas não têm como comprar aparelhos preparados para acessar. Já Mariana comenta que atualmente é possível adquirir laptops com preços mais acessíveis. "Sabendo dessa tecnologia, eu compraria um laptop". Luiz lembra que leu há algum tempo a respeito da implantação de wi-fi em uma favela do Rio de Janeiro. "Ficaria difícil se fosse com cabos", analisa.

    E viver sem internet é algo inconcebível para os estudantes, assim como comentou a professora Teresa Neves. "Não é só um meio de trabalho, mas também nosso meio de estudo", diz Mariana.

    Mais tecnologias disponíveis no evento
    Os participantes do Intercom vão receber um cartão que além de possibilitar o acesso à internet através do Wi-Fi vai permitir também a realização de ligações telefônicas por baixo custo. Portanto, quem vier para Juiz de Fora e morar em outra cidade poderá falar com o parente ou amigo em cabines telefônicas, instaladas tanto no Centro Cultural Pró-Música quanto na Faculdade de Comunicação da UFJF.

    Segundo o diretor da ACESSA.com, Marcio Faria, "começando pela UFJF, uma das instituições da maior importância em nossa cidade, a ACESSA.com também vai levar a novidade para outras instituições de ensino que buscam facilitar as atividades de seus professores e alunos. Além da área acadêmica, a empresa também já começa a distribuir este serviço em vários outros locais, como shoppings, lojas de supermercados, restaurantes e livrarias, entre outros estabelecimentos comerciais de grande fluxo de pessoas".

    A abertura do Intercom, que receberá a visita do ministro das Comunicações Hélio Costa, dia 16 de maio, será transmitida, ao vivo, através do endereço: www.acessa.com/intercom

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.