• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Fest Ler movimenta JF Programação vai até o próximo sábado com oficinas, apresentações de música, teatro, dança e feira de livros

    Renata Cristina
    Repórter
    29/05/2007

    O mundo das letras entra em cena com a abertura do II Fest Ler em Juiz de Fora. Cerca de 60 mil alunos das redes pública e privada, mais de cinco mil professores, além do público em geral, estarão reunidos em prol da leitura até o dia 02 de junho, na Praça Antônio Carlos. As atrações são inúmeras e abrangem os interesses das mais diversas faixas etárias.

    Exibição de filmes, shows, debates, lançamentos de livros, apresentações de dança e teatro são algumas das atividades propostas durante as 12 horas ininterruptas do evento. A meninada tem um espaço garantido nos fóruns literários, criados para que "gente pequena" discuta suas sensações a partir da leitura de um texto.

    Embora as inscrições para as 42 oficinas de desenhos, recorte, dobradura, danças, teatro, entre outras atividades culturais, já tenham se esgotado, Margareth Marinho, da comissão organizadora, diz que escolas e o público em geral podem participar do Circuito Fest Ler, uma visita guiada a todos os pontos do complexo de leitura. "Como o evento ganhou proporções maiores, de 35 mil para o dobro de pessoas, criamos condições para atender novas demandas", esclarece.

    Há atividades recreativas, que incitam a imaginação, como a contação de histórias e o bate-papo com palhaços e os membros da família Traça-Letras. As crianças podem passear pelo "Corredor Encantado", que relembra personagens da literatura infantil, com príncipes, bruxas e até Rapunzel, retratada em uma das chaminés do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.

    II Fest
Ler II Fest
Ler II Fest
Ler

    Em exposição, os murais de livros produzidos pelos alunos das escolas municipais revelam riqueza e autenticidade em palavras sinceras de amor ao planeta. "Tempo de ser feliz é na Terra", "Vamos despoluir os rios", entre tantos outros apelos chamam a atenção dos visitantes.

    Objetos de cobiça

    II
Fest Ler Uma tenda com 35 estandes de livrarias e editoras ocupa o estacionamento do Mercado Municipal, com publicações a preços promocionais. Para quem pensa que os livros só interessam os mais crescidos, se surpreende com o encantamento das estudantes de Volta Grande (foto ao lado), município próximo a Além Paraíba. "Minha vontade era de comprar o Cavalo de Tróia", declara Natália Almeida (foto ao lado, à esquerda), 15 anos.

    Em meio a tantas atrações, a estudante Grace Kelly (foto ao lado, no centro) elege a tenda-livraria como o melhor local do evento. "Achei divertido e interessante ver tantos livros em um só lugar", afirma. Já Dayane Silva (foto acima, à direita), que está na 8ª série do ensino fundamental, teve a oportunidade de tocar em um livro que conhecia somente pela televisão: "Harry Potter", conta sorrindo.

    II Fest
Ler II Fest
Ler II
Fest
Ler

    O lançamento de algumas obras de escritores locais, como de "O enigma do Museu Mariano Procópio", de Gláucia Lewicki e "Olho 2 - Poesia Visual", de Knorr estão incluídos na programação desta quarta-feira, dia 30. Convidados como Gabriel - O Pensador, Bia Bedran, Luiz Ruffato, Raquel Jardim e Pedro Bismarck são atrações de mesas de debate.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.