• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Estudantes ocupam reitoria da UFJF Cerca de 50 alunos da UFJF impedem funcionamento da reitoria
    em protesto contra programa do Governo Federal

    Thiago Werneck
    Colaboração
    21/06/2007

    Cerca de 50 alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ocuparam a reitoria do campus Universitário. Liderados pelo Diretório Central dos Estudantes, DCE, os estudantes estão no local desde o início da tarde, dessa quinta-feira, dia 21 de junho. Eles promotem permanecer no local enquanto suas reinvindicações não forem atendidas.

    Os estudantes exigem que o Reitor da UFJF, Henrique Duque, assine uma carta feita pelo DCE. Nela o reitor se comprometeria a realizar um plebiscito dentro da Instituição para conhecerem a opinião da comunidade acadêmica sobre o projeto Reune (entenda o que é) do governo federal. Na eleição, votariam estudantes, professores e servidores da UFJF.

    O vice-reitor, José Luiz Rezende tentou conversar com os estudantes, mas eles exigiram a presença do reitor. A equipe de jornalismo do portal ACESSA.com entrou em contato com Henrique Duque e ele garantiu que irá conversar com os estudantes. Segundo o reitor, o diálogo pode acontecer ainda na noite dessa quinta, ou na manhã de sexta-feira, dependendo da hora que ele chegar de Belo Horizonte.


    foto de Victor Alves, coordenador de comunicação do DCE Para o coordenador de comunicação do DCE, Victor Alves Pontes, o DCE quer democratizar a escolha desse projeto. "O DCE é contra o Reune, mas queremos que a reitoria se comprometa a ouvir a comunidade. Não vamos impôr nossa posição. Queremos criar um amplo debate com todos sobre o assunto, para depois colcarmos a questão em votação", destaca.

    Mesmo com a reitoria já vazia e fechada por causa da greve, alguns setores administrativos ainda funcionavam antes da invasão dos estudantes. "Nós pedimos para que eles saíssem e eles atenderam o pedido numa boa. Agora, nada está funcionando. Enquanto o reitor não assinar essa carta a gente não sai daqui", garante Victor.

    A ocupação

    Os estudantes decidiram por fazer a ocupação em assembléia realizada por volta de 12h dessa quarta-feira. Não houve nenhuma manifestação dentro do prédio que tem uma das portarias controladas pelos estudantes. Além de pedirem um plebiscito para discutir o Reuni, os estudantes avaliam a possibilidade de colocar outras reinvidicações na carta que será entregue ao reitor.

    Os estudantes ocupam a reitoria no campus da UFJF Os estudantes ocupam a reitoria no campus da UFJF Os estudantes ocupam a reitoria no campus da UFJF

    Na área em que funcionam o sistema administrativo da Universidade, só estão entrando alunos, técnicos e funcionários da UFJF. O acesso dessas pessoas é livre, mas os estudantes impedem que eles exerçam alguma atividade. O transtorno não é maior porque os servidores da Universidade estão de greve e a maioria dos setores já estava vazio.

    Os estudantes levaram comida e já organizam uma forma de arrumar corbetores para passar a noite na reitoria. Durante a ocupação eles se revezam para não ficarem 24 horas na reitoria.

    Programa Reuni

    foto da reitoria da UFJF O Reuni é um plano de ação de reestruturação e expansão das Universidades. O objetivo é em dez anos dobrar o número de vagas das Universidades Federais. Os estudantes são a favor desse aumento, mas contra a forma que ele pode ser conquistado. "Se acontecer como está proposto vai haver uma queda na qualidade de ensino. Querem colocar cem, 120 alunos em uma sala de aula, não reservam verba para investir em professores e melhorar a qualidade da Universidade. Resumindo, é por isso somos contra", explica Victor.

    O governo federal se denfende garantindo que vai haver o aumento da relação professor/aluno e da contratação de mais docentes. Nos cálculos em Brasília, p para possibilitar a reestruturação, o Reuni calcula ser necessário um acréscimo de 20% no orçamento das instituições, suficiente para suprir despesas com pessoal e custeio. A participação no programa está condicionada à apresentação de projeto próprio de cada instituição, respeitando a autonomia e a vocação institucional de cada uma.

    *Thiago Werneck é estudante de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.