Estudantes ocupam reitoria da UFJF Cerca de 50 alunos da UFJF impedem funcionamento da reitoria
em protesto contra programa do Governo Federal

Thiago Werneck
Colabora??o
21/06/2007

Cerca de 50 alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ocuparam a reitoria do campus Universit?rio. Liderados pelo Diret?rio Central dos Estudantes, DCE, os estudantes est?o no local desde o in?cio da tarde, dessa quinta-feira, dia 21 de junho. Eles promotem permanecer no local enquanto suas reinvindica?es n?o forem atendidas.

Os estudantes exigem que o Reitor da UFJF, Henrique Duque, assine uma carta feita pelo DCE. Nela o reitor se comprometeria a realizar um plebiscito dentro da Institui??o para conhecerem a opini?o da comunidade acad?mica sobre o projeto Reune (entenda o que ?) do governo federal. Na elei??o, votariam estudantes, professores e servidores da UFJF.

O vice-reitor, Jos? Luiz Rezende tentou conversar com os estudantes, mas eles exigiram a presen?a do reitor. A equipe de jornalismo do portal ACESSA.com entrou em contato com Henrique Duque e ele garantiu que ir? conversar com os estudantes. Segundo o reitor, o di?logo pode acontecer ainda na noite dessa quinta, ou na manh? de sexta-feira, dependendo da hora que ele chegar de Belo Horizonte.


foto de Victor Alves, coordenador de comunica??o do DCE Para o coordenador de comunica??o do DCE, Victor Alves Pontes, o DCE quer democratizar a escolha desse projeto. "O DCE ? contra o Reune, mas queremos que a reitoria se comprometa a ouvir a comunidade. N?o vamos imp?r nossa posi??o. Queremos criar um amplo debate com todos sobre o assunto, para depois colcarmos a quest?o em vota??o", destaca.

Mesmo com a reitoria j? vazia e fechada por causa da greve, alguns setores administrativos ainda funcionavam antes da invas?o dos estudantes. "N?s pedimos para que eles sa?ssem e eles atenderam o pedido numa boa. Agora, nada est? funcionando. Enquanto o reitor n?o assinar essa carta a gente n?o sai daqui", garante Victor.

A ocupa??o

Os estudantes decidiram por fazer a ocupa??o em assembl?ia realizada por volta de 12h dessa quarta-feira. N?o houve nenhuma manifesta??o dentro do pr?dio que tem uma das portarias controladas pelos estudantes. Al?m de pedirem um plebiscito para discutir o Reuni, os estudantes avaliam a possibilidade de colocar outras reinvidica?es na carta que ser? entregue ao reitor.

Os estudantes ocupam a reitoria no campus da UFJF Os estudantes ocupam a reitoria no campus da UFJF Os estudantes ocupam a reitoria no campus da UFJF

Na ?rea em que funcionam o sistema administrativo da Universidade, s? est?o entrando alunos, t?cnicos e funcion?rios da UFJF. O acesso dessas pessoas ? livre, mas os estudantes impedem que eles exer?am alguma atividade. O transtorno n?o ? maior porque os servidores da Universidade est?o de greve e a maioria dos setores j? estava vazio.

Os estudantes levaram comida e j? organizam uma forma de arrumar corbetores para passar a noite na reitoria. Durante a ocupa??o eles se revezam para n?o ficarem 24 horas na reitoria.

Programa Reuni

foto da reitoria da UFJF O Reuni ? um plano de a??o de reestrutura??o e expans?o das Universidades. O objetivo ? em dez anos dobrar o n?mero de vagas das Universidades Federais. Os estudantes s?o a favor desse aumento, mas contra a forma que ele pode ser conquistado. "Se acontecer como est? proposto vai haver uma queda na qualidade de ensino. Querem colocar cem, 120 alunos em uma sala de aula, n?o reservam verba para investir em professores e melhorar a qualidade da Universidade. Resumindo, ? por isso somos contra", explica Victor.

O governo federal se denfende garantindo que vai haver o aumento da rela??o professor/aluno e da contrata??o de mais docentes. Nos c?lculos em Bras?lia, p para possibilitar a reestrutura??o, o Reuni calcula ser necess?rio um acr?scimo de 20% no or?amento das institui?es, suficiente para suprir despesas com pessoal e custeio. A participa??o no programa est? condicionada ? apresenta??o de projeto pr?prio de cada institui??o, respeitando a autonomia e a voca??o institucional de cada uma.

*Thiago Werneck ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora