Segunda, 25 de junho de 2007, atualizada ?s 19h

Estudantes continuam na reitoria da UFJF. Reuni?es com servidores e reitor marcaram a tarde desta segunda


Renata Cristina
Rep?rter

Cerca de 50 alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ainda continuam na reitoria do campus Universit?rio. Desde o ?ltimo dia 21, o grupo, liderado pelo Diret?rio Central dos Estudantes (DCE), permanece no local sob a exig?ncia da realiza??o de um plebiscito referente ao projeto Reuni - clique para saber mais.

Nesta segunda, 25, os estudantes se reuniram com o comando de greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o da UFJF (Sintufejuf). "Ganhamos o apoio de mais uma classe a favor do plebiscito", avalia Victor Alves, coordenador de comunica??o do DCE. No final da tarde, o grupo tamb?m participou de um encontro com o reitor da UFJF, Henrique Duque, para discutir os pontos de uma carta elaborada pelos universit?rios, com uma s?rie de exig?ncias, entre elas a vota??o da comunidade acad?mica sobre o plano de a??o de reestrutura??o e expans?o das Universidades (Reuni).

"Ainda n?o sabemos quando vamos desocupar a ?rea", afirma Alves. Segundo ele, a decis?o ser? tomada ap?s a assinatura de um termo de compromisso do reitor e de uma assembl?ia geral com os estudantes. At? o fechamento desta edi??o, n?o havia sido definida a retirada.


Programa Reuni

O Reuni ? um plano de a??o de reestrutura??o e expans?o das Universidades. O objetivo ? em dez anos dobrar o n?mero de vagas das Universidades Federais. Os estudantes s?o a favor desse aumento, mas contra a forma que ele pode ser conquistado. "Se acontecer como est? proposto vai haver uma queda na qualidade de ensino. Querem colocar cem, 120 alunos em uma sala de aula, n?o reservam verba para investir em professores e melhorar a qualidade da Universidade. Resumindo, ? por isso somos contra", explica Victor.

O governo federal se denfende garantindo que vai haver o aumento da rela??o professor/aluno e da contrata??o de mais docentes. Nos c?lculos em Bras?lia, p para possibilitar a reestrutura??o, o Reuni calcula ser necess?rio um acr?scimo de 20% no or?amento das institui?es, suficiente para suprir despesas com pessoal e custeio. A participa??o no programa est? condicionada ? apresenta??o de projeto pr?prio de cada institui??o, respeitando a autonomia e a voca??o institucional de cada uma.

*Trecho: Thiago Werneck, estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora