Educa??o a Dist?ncia ? ferramenta no acesso ao ensino Crescimento dos cursos n?o-presenciais traz ? tona a discuss?o
sobre as solu?es para os problemas educacionais no Brasil

*Guilherme Ar?as
Colabora??o
29/06/2007

Entrar em uma sala de aula j? n?o ? a principal atitude do estudante do s?culo XXI. Nem por isso, o acesso ? educa??o fica comprometido. Acompanhar as aulas pelo pr?prio computador ? uma realidade para alunos de v?rias partes do Brasil. O n?mero de estudantes matriculados em cursos a dist?ncia cresceu 54% no ano passado em rela??o a 2005, segundo os dados da terceira edi??o do Anu?rio Brasileiro Estat?stico de Educa??o Aberta e a Dist?ncia (Abraead). No total, s?o 778 mil alunos cursando o ensino acad?mico em Educa??o a Dist?ncia (EAD).

A f?rmula que alia a tecnologia ao acesso ? educa??o vem ganhando cada vez mais espa?o no universo acad?mico. Para o diretor geral do N?cleo de Educa??o a Dist?ncia (NEAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Fl?vio Takakura (foto abaixo), a democratiza??o do acesso ao ensino e a fixa??o dos profissionais qualificados no interior s?o os grandes ?xitos da educa??o a dist?ncia. "A presen?a dessa classe ? fundamental para o desenvolvimento do interior, pois a exist?ncia dela fomenta as atividades sociais e culturais, al?m de atrair grandes empresas, pela m?o de obra qualificada", alerta Takakura.

A expans?o da EaD

Fl?vio Takakura O Governo Federal entrou nas discuss?es da Educa??o a Dist?ncia e, em 2005, lan?ou o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Segundo o Minist?rio da Educa??o (MEC), esse sistema ? formado por institui?es p?blicas de ensino superior, que levar?o ensino p?blico de qualidade aos munic?pios brasileiros que n?o t?m oferta ou cujos cursos ofertados n?o s?o suficientes para atender a toda popula??o. Segundo dados da Secretaria de Educa??o a Dist?ncia (Seed), j? existem 290 p?los presenciais instalados em todo o pa?s. Os outros 174 aprovados no primeiro edital e que iniciar?o suas atividades em 2007, j? come?aram a ser inaugurados em junho.

Para o professor Fl?vio Takakura, o projeto do Governo Federal deve ser levado ? s?rio, pois representa uma a??o institucional estruturada. Mas salienta que algumas quest?es ainda devem ser melhoradas, como infraestrutura, legisla??o e divulga??o da UAB. Ainda segundo o professor, o grande desafio que a Educa??o a Dist?ncia enfrenta ?, justamente, o de quebrar as barreiras do preconceito e da desinforma??o. "O grande equ?voco cometido por uma vasta maioria da popula??o, inclua-se a?, muitos educadores, ? de que cursos a dist?ncia s?o de qualidade inferior aos presenciais; que s?o uma f?brica de diplomas", adverte Takakura.

Mas especialistas apontam que as dificuldades enfrentadas pelas duas modalidades de ensino s?o iguais. A tutora do curso de Administra??o da UFJF, S?nia Mara Marques, defende que no processo de educa??o n?o-presencial, o aluno ? um dos principais respons?veis pela qualidade do ensino. "O curso a dist?ncia democratiza o ensino, flexibiliza o hor?rio de acesso ?s aulas e d? todo o suporte ao aluno. Mas se ele n?o tiver o m?nimo de disciplina n?o d? certo. Pretendemos formar cidad?os habilitados a trabalhar com compet?ncia", afirma a professora.

Democratiza??o do ensino
Professores Aravena e Maur?cio
Com os problemas educacionais que o Brasil enfrenta, o modelo de EaD se configura como uma alternativa no processo de democratiza??o do acesso ao ensino. "As atividades educacionais a dist?ncia permitem a flexibiliza??o de local e tempo. As tecnologias s?o aliadas nesse processo, mas o desafio ? proporcionar a democratiza??o da educa??o de qualidade", afirma o professor Jos? Aravena Reyes (foto), um dos coordenadores do NEAD.

Outro coordenador do N?cleo de Educa??o a Dist?ncia da UFJF, professor Mauricio Aguilar Molina (foto), acredita que a qualidade n?o ? um atributo que nasce espontaneamente, mas ? o resultado de a?es espec?ficas que precisam do engajamento da institui??o como um todo. Nesse sentido, ainda segundo o professor, ? preciso que exista um consenso em torno do que ? a qualidade e como ela pode ser alcan?ada, o que passa por um di?logo amplo entre todos os setores que se disp?em a atuar em EaD. "O NEAD, dentro do seu planejamento, est? realizando a?es que visam, primeiramente, informar sobre as oportunidades que oferece a EaD e, depois, das a?es necess?rias para que um projeto de EaD possa ter sucesso", esclarece Maur?cio.

Apesar de todos os avan?os que a Educa??o a Dist?ncia encontra no cen?rio atual, Maur?cio acredita que ainda h? muito esfor?o a ser feito para que as barreiras sejam superadas. "Evidentemente que as pessoas s?o o elo fundamental. Sem uma prepara??o para a EaD de todos os atores do processo, n?o h? qualquer chance de um projeto dar certo", conclui.


*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF