Quarta-feira, 31 de outubro de 2007, atualizada ?s 18h02

Reitoria da UFJF ? mais uma vez invadida por estudantes


Thiago Werneck
Rep?rter

A reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi invadida mais uma vez pelos estudantes. Cerca de cem alunos entraram no pr?dio e impedem que as fun?es administrativas da Universidade sejam realizadas.

A ocupa??o do pr?dio central do campus da UFJF acontece em protesto contra a repress?o e a aprova??o do Reuni sem antes ser feito um plebiscito com a comunidade acad?mica. A ocupa??o do pr?dio n?o tem dia para acabar. A data s? pode ser definida, a partir de nova assembl?ia dos estudantes, marcada para a pr?xima quarta-feira, dia 7 de novembro, mas ela pode ser antecipada.

Segundo o coordenador de comunica??o do Diret?rio Central dos Estudantes, Vitor Alves Pontes (foto abaixo), vai ser montada uma pauta de reivindica?es para serem apresentadas na reitoria. "Protestamos contra v?rios caminhos tomados pela Universidade e queremos o fim da repress?o e que a reuni?o que aprovou o Reuni seja anulada".

Vitor do DCE A a primeira ocupa??o da reitoria s? terminou quando Conselho Superior da Universidade (Consu) prometeu discutir com os alunos e comunidade acad?mica as normas do Reuni. Mas para os estudantes, essa abertura n?o aconteceu. "Eles n?o ouviram ningu?m do DCE, n?o deram ouvidos a APES (Associa??o dos Profissionais em Educa??o Superior). Isso n?o podemos aceitar", observa Vitor.

Sobre o plebiscito, a UFJF alega que ele foi votado pelo Consu e n?o foi aprovado. A diretoria de comunica??o da institui??o ainda afirma que seguiu todos os caminhos legais para vota??o do Reuni, com tr?s reuni?es no Consu e com as unidades levando suas propostas para discuss?o. Quanto a repress?o, a institui??o afirma que pediu a presen?a de policiais em forma de defesa dos integrantes do conselho e do patrim?nio da UFJF, sem agir de forma agressiva.

A ocupa??o

A invas?o da reitoria foi definida nessa quarta-feira, dia 31 de outubro, em assembl?ia dos estudantes na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O pr?dio foi tomado no in?cio da tarde por cerca de cem estudantes. "Nossa assembl?ia foi pol?mica com alguns discordando da atitude, mas a maioria aprovou o ato e por isso estamos aqui", conta Vitor.

Os estudantes encontraram a reitoria vazia e biblioteca, pr?-reitorias e setores administrativos n?o est?o funcionando. O reitor Henrique Duque est? em Bras?lia na vota??o de emendas que garantem or?amentos para a Universidade e ainda n?o se pronunciou sobre o assunto.