Segunda-feira, 12 de julho de 2010, atualizada às 13h

Inscrições para empresas que pretendem concorrer ao selo de responsabilidade social vão até sexta

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Empresas interessadas em pleitear o Selo de Responsabilidade Social de Juiz de Fora têm até a próxima sexta-feira, 16 de julho, para fazer sua inscrição no processo. O selo, o primeiro certificado em Minas Gerais e o terceiro no Brasil, tem como objetivo identificar e reconhecer, no âmbito municipal, as empresas socialmente responsáveis.

Segundo um dos membros da comissão julgadora, Hélio Coutinho Teixeira, a proposta do reconhecimento é destacar as empresas que possuem trabalhos e objetivos estendidos à sociedade, desenvolvendo parceria com o governo na reabilitação de áreas ambientais, educativas e culturais.

"Só o governo não consegue resolver esta problemática. Temos que criar a cultura de responsabilidade nas empresas de Juiz de Fora", salienta. O selo existe desde 2009 e na última edição contou com 22 empresas inscritas, sendo que, destas, três receberam o reconhecimento.

Para as empresas, o selo valoriza sua visibilidade junto à população e aos próprios colaboradores. "O selo pode ser utilizado em publicidade e age na credibilidade e na preferência do consumidor, principalmente do ponto de vista econômico", destaca Teixeira. A avaliação é feita com base em cinco eixos: educação e desenvolvimento; saúde e qualidade de vida no trabalho; meio ambiente; comunidade; e princípios, valores e boas práticas.

De acordo com o porte de cada empresa, critérios diferenciados são avaliados. Teixeira exemplifica a partir da comparação entre micro e pequenas empresas. "Cinco critérios são avaliados para cada eixo. Na micro empresa, no eixo educação e desenvolvimento, a empresa escolhe um dos critérios. Já na pequena empresa, dois critérios são levados em conta." O selo é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora (CMAS/JF).

Inscrições

As inscrições devem ser feitas no Conselho Municipal de Assistência Social, localizado na rua Halfeld, 450, 7º andar, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3690-7966. A candidatura pode ser feita por empresas de todos os portes e ramos de atuação, desde que estejam localizadas no município de Juiz de Fora e possuam no mínimo um ano de funcionamento, além de já terem realizado ações sociais.

As candidatas devem, necessariamente, cumprir regularmente suas obrigações fiscais com a União, Estado, Município, INSS, FGTS, CNPJ e apresentar as documentações previstas no manual no ato da inscrição. Confira acima a documentação exigida para participar da seleção.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF