Segunda-feira, 19 de novembro de 2007, atualizada ?s 17h30

Dos R$ 22 milh?es repassados para as propostas aprovadas em edital da Fapemig, quase R$ 1 milh?o v?o para professores da UFJF


S?lvia Zoche
Subeditora

O Edital Universal 2007 da Funda??o de Amparo a Pesquisa em Minas Gerais (Fapemig) foi aberto no in?cio deste ano. Segundo a secret?ria da coordena??o do Programa de Projetos de Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Lainer Serrano, 82 professores inscreveram projetos. Destes, 45 foram contemplados.

O total de aprovados em Minas Gerais, neste ano, foram 842 projetos, dos 1.497 propostas analisadas. Em 2006, o edital recebeu 1.367 projetos, dos quais foram contratados 577. Em 2005, foram contratados 452 projetos de pesquisa, que foi de 1.254 propostas.

Os recursos s?o destinados para o professor, que investe de acordo com o planejamento enviado ? Fapemig, como revitaliza??o de laborat?rios. Na UFJF, existe uma pr?-an?lise dos projetos para saber se est? de acordo com o edital.

A an?lise dos projetos s?o de responsabilidade das oito C?maras de Assessoramento da funda??o, divididas de acordo com as ?reas do conhecimento: Agricultura; Medicina Veterin?ria e Zootecnia; Ci?ncias Biol?gicas e Biotecnologia; Ci?ncias da Sa?de; Ci?ncias Exatas e dos Materiais; Recursos Naturais, Ci?ncias e Tecnologias Ambientais; Ci?ncias Sociais, Humanas, Letras e Artes; e Arquitetura e Engenharias.