• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Quinta-feira, 10 de julho de 2008, atualizada às 16h48

    Sanção presidencial permite à UFJF contratar quase 500 funcionários nos próximos quatro anos



    Daniele Gruppi
    Repórter

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai contratar, nos próximos quatro anos, 241 professores e cem Técnico-Administrativos em Educação (TAE´s) de nível superior e outros 150, de nível médio.

    A medida torna-se possível, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última quarta-feira, dia 16 de julho, as leis que criam cargos efetivos e comissionados e funções gratificadas para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

    As vagas fazem parte dos Projetos de Lei da Câmara nº 30/2008 e 91/2008, aprovados pelo Senado Federal no início deste mês. Segundo o reitor da UFJF Henrique Duque, a sanção das leis significa não só a continuidade do Programa de Restruturação e Expansão das Universidade Federais (Reuni) como a certeza de que é um caminho certo. "A Universidade ganha e a cidade também. O ingresso de quase quinhenta pessoas no quadro da instituição representa a ingestão de R$ 23 milhões por ano na economia através dos salários".

    De acordo com a PLC nº30/80, serão criados 2.300 cargos efetivos de professor da carreira do Magistério Superior e 1.075 cargos efetivos de técnico-administrativos para diversas áreas para as Instituições Federais de Ensino Superior. O Projeto também popõe a extição de 1.075 cargos técnico-administrativos que se encontram obsoletos no sistema federal de ensino superior.

    O PLC nº91/08 determina a criação de 13.264 cargos de professor da carreira do Magistério Superior e 10.656 cargos de técnicos-administrativos, além de 900 cargos de direção (CD) e 2.400 funções gratificadas (FG) para redistribuição às Instituições Federais de Ensino Superior.

    As leis sancionadas também prevêem a criação de vagas para a rede federal de educação profissional e tecnológica. Serão criados 9.430 cargos de técnico-administrativos e 12.300 cargos de 1º e 2º graus, além de 1.237 cargos de direção (CD) e 3.060 funções gratificadas (FG).

    Novos Cursos

    A UFJF abre 390 novas vagas para processo seletivo 2009, através da criação dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Nutrição, Música, Artes e Design, Artes Visuais, Moda e Licenciatura em Artes Visuais.

    O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental terá a duração média de cinco anos, com carga de 3.600 horas e 40 vagas por ano. De acordo com o planejamento, o ciclo profissional vai implicar na criação de 30 novas disciplinas. A criação do curso já foi aprovada pelos Departamentos que compõem a Faculdade de Engenharia. A assessoria informou que este não faz parte do Reuni.

    Todos os alunos que ingressarem no curso de Ciências Exatas vão ter a possibilidade de formação tanto em Bacharelado como em Licenciaturas. O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas vai durar uma média de seis períodos. Já em seu segundo ciclo, será dividido em Bacharelado em Ciência da Computação, Estatística, Física, Física Aplicada, Matemática, Matemática Aplicada, Química e Engenharia. A nova estrutura acadêmica do ICE permite, ainda, que o aluno curse as licenciaturas em Física, Matemática e Química. Segundo a assessoria, o ICE em 2009 vai contar com cem vagas a mais, totalizando 325.

    O curso de Nutrição, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), terá duração de cinco anos e cem vagas por ano, distribuídas 50 para cada semestre. O Bacharelado em Música já teve o seu projeto pedagógico aprovado pelo Conseho Setorial de Graduação. Será um curso de formação superior com duração padrão de quatro anos e meio, sendo disponibilizadas 30 vagas por ano.

    No projeto do Instituto de Arte e Design (IAD) está previsto a criação do Bacharelado Interdisiciplinar (BI) em Artes e Design, Artes Visuais, Moda e Licenciatura em Artes Visuais. O BI em Artes contempla dois ciclos: o primeiro conta com uma duração de três anos e o segundo de uma ano e meio, sendo este profissionalizante.

    Henrique Duque já anuncia que em 2010 os cursos de Medicina e de Odontologia vão oferecer dez vagas a mais por semestre. A primeira fase do vestibular 2009 está marcada para os dias 06 e 07 de dezembro e a segunda fase e o PISM para os dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro deste ano.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.