Quarta-feira, 7 de janeiro de 2009, atualizada ?s 11h27

Especialistas franceses e brasileiros se re?nem em Juiz de Fora para discutir processos de avalia??o de desempenho escolar



Guilherme Ar?as
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

Representantes do Minist?rio da Educa??o da Fran?a e especialistas brasileiros de S?o Paulo, Par?, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais est?o reunidos em Juiz de Fora para discutir os processos de avalia??o escolar nas ?reas de portugu?s e matem?tica.

Organizado pelo Centro de Pol?ticas P?blicas e Avalia??o da Educa??o (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o I Painel Internacional de Interpreta??o de Escalas de Desempenho Escolar acontece at? o pr?ximo dia 8 de janeiro.

O encontro prop?e discutir os boletins pedag?gicos enviados pelo CAEd a todos os professores da rede p?blica estadual de Minas Gerais, Cear?, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

"Para melhorar os indicadores do ensino, precisamos retratar melhor a realidade da educa??o brasileira. N?s observamos um largo contingente de alunos que terminam as s?ries iniciais sem saberem ler. Ent?o, a proposta do material ? levar os professores ? discuss?o de como melhorar o processo de aprendizagem", explica a coordenadora da Unidade de Avalia??o do CAEd, Lina K?tia Mesquita.

Desde 1999 existe um acordo de coopera??o t?cnica na ?rea de avalia??o entre o Minist?rio da Educa??o franc?s e o CAEd. "No que se refere ao modelo, ?s compet?ncias que devem ser avaliadas na performance do teste e na divulga??o dos resultados, eles t?m um trabalho bastante significativo. Mas ao mesmo tempo eles aprendem conosco tamb?m", revela.

A coordenadora garante que um processo de avalia??o de desempenho escolar bem feito pode ser fundamental para a adequa??o de pol?ticas voltadas para o tema. "A avalia??o educacional tem um desenho censit?rio: todas as escolas s?o avaliadas. Al?m dos resultados servirem para subsidiar pol?ticas p?blicas que devem ser voltadas para a equidade e a qualidade, os estudos servem para monitorar o ensino ao longo do tempo", conclui Lina.