Mesmo com greve, professores ministraram aulas
Repórter
No primeiro dia da greve geral dos professores da rede municipal de ensino, algumas classes receberam educadores e alunos para as aulas. Até o fechamento desta edição, nem a Secretaria de Educação nem o Sindicato dos Professores (Sinpro) haviam terminado o balanço sobre a adesão dos profissionais. Por volta das 19h, a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF) ainda precisava entrar em contato com 37 das cem escolas para avaliar a situação.
Na Escola Municipal Dilermano Martins, no Teixeiras, a maior parte dos cerca de 20 professores trabalharam normalmente. Na parte da manhã, duas professoras pararam e duas turmas foram dispensadas. À tarde, quatro professores aderiram à greve e duas turmas foram dispensadas.
No bairro São Judas Tadeu, a Escola Álvaro Lins registrou pouca movimentação durante o dia, apesar de alguns professores manterem o trabalho. A direção acredita que na semana que vem a greve deva paralisar quase que completamente as atividades do colégio. A Escola Municipal Cosette de Alencar também funcionou parcialmente durante toda a quinta-feira.
Já os professores da Escola Tancredo Neves, no Monte Castelo, não deram aula no período da manhã. Das 15 turmas que funcionam à tarde, apenas duas tiveram as atividades normalmente. "Alguns alunos chegam e acabam tendo que voltar para casa. Quando os pais estão juntos, fazemos o convite para que eles participem das reuniões e se informarem sobre o que está ocorrendo", explica a vice-diretora Ana Paula Marques Sampaio.
Boa parte dos alunos de 4 a 6 anos da Escola Santa Catarina Laboure, no São Mateus, chegou para estudar, mas os pais só foram orientados sobre o funcionamento da escola na semana que vem. A partir de segunda-feira e enquanto durar a greve, as turmas da tarde serão dispensadas. Porém, na parte da manhã, apenas uma professora e uma coordenadora vão aderir à greve.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!