Segunda-feira, 13 de julho de 2009, atualizada às 16h57

UFJF recebe R$ 4 milhões para investimento em pesquisa

Clecius Campos
Repórter

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, por meio do Programa de Infraestrutura (Proinfa), recurso de R$ 4 milhões do Ministério da Ciência e Tecnologia. De acordo com o reitor Henrique Duque, o investimento será feito em pesquisa. "O montante será usado para equipar laboratórios multiuso da instituição, a fim de abranger a coletividade dos centros de pesquisa que temos."

Serão comprados equipamentos como microscópio eletrônico de transmissão, aparelho para confecção de navalhas de vidro, e ultracentrífuga refrigerada de alta performance com rotores adaptados. Estão previstas ainda a realização de obras e aquisição de livros para atualização das bibliotecas das áreas de ciência da religião, ciências sociais, linguística, estudos literários, comunicação, história, educação e economia.

De acordo com Duque, este é o maior investimento já conseguido pelo Proinfa. "Em 2005, quando a UFJF pleiteou o recurso pela primeira vez, foram captados 26% do total solicitado. Desta vez, pudemos receber 44% do que foi pedido." O crescimento é de 100% em relação aos recursos obtidos em 2008.

Para o diretor do Centro de Pesquisas Sociais da UFJF, Carlos Alberto Hargreaves Botti, uma justificativa para o aumento é o salto no número de pesquisadores da instituição. "Em dez anos, a UFJF apresentou crescimento de 432% no número de centros de pesquisa."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes