• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Sexta-feira, 11 de setembro de 2009, atualizada às 19h55

    Telecentro é inaugurado em Juiz de Fora

    Aline Furtado
    Repórter
    telecentro
    Leia mais:

    Um telecentro foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 11 de setembro, no bairro Morro da Glória. O espaço vai atender a cerca de 200 alunos em cursos de informática básica, avançada, além de cursos profissionalizantes. O objetivo é promover a inclusão digital e a capacitação profissional. A sala conta com dez computadores e com impressora. As aulas são realizadas a distância, mas monitores estarão presentes para auxiliar os alunos.

    Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, o projeto, destinado a pessoas carentes, pretende promover as pessoas por meio da inclusão digital. "Hoje, a exclusão digital equivale ao analfabetismo. Quem não sabe lidar com informática não tem chances mínimas no mercado de trabalho." Ele afirma que o projeto, desenvolvido em outros 487 telecentros e 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), em todo o estado, tem rendido bons resultados. "Cerca de 400 mil alunos já passaram pelo programa, tendo sido beneficiados com o acesso à internet e com a capacitação profissional. "O secretário ressalta, ainda, a possibilidade de espaços como o telecentro servirem como incentivo para que as pessoas ingressem em cursos de graduação e de pós-graduação.

    Para o vice-prefeito de Juiz de Fora, Eduardo José de Freitas, o telecentro vai contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população. "Podemos destacar a evolução do ser humano e o desenvolvimento da sociedade como um todo a partir da instalação de telecentros."

    Previsão

    Está prevista a implantação de mais um telecentro e um CVT em Juiz de Fora. O local do primeiro ainda será definido. O CVT deverá ser instalado no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. "A previsão é de que os dois projetos sejam implantados ainda este ano", afirma Portugal. Os CVTs contam com uma estrutura mais completa, sendo 20 computadores, videoconferência, laboratório vocacional e núcleo de empreendedorismo.

    Como participar

    Os interessados em participar dos cursos oferecidos devem entrar em contato pelo telefone (32) 3217-4371 (falar com Luciene ou Ana Paula) ou ir à rua Catarina de Castro 85, bairro Morro da Glória. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira entre 14 e 18h.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.