Quinta-feira, 24 de junho de 2010, atualizada às 19h

Enem vai substituir primeira etapa do Vestibular 2011 da UFJF

Aline Furtado
Repórter

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou, nesta quinta-feira, 24 de junho, a substituição da primeira fase do Vestibular 2011 pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Setorial de Graduação realizada na última quarta-feira, dia 23. Durante o encontro, foram apresentadas quatro propostas. Uma delas, que não obteve nenhum voto, sugeriu a escolha da maior nota entre o Enem e a primeira fase do vestibular. A segunda, também sem voto, propôs a adoção do Enem como processo único. A terceira proposta, a mais votada, definiu a substituição da primeira etapa do vestibular pelo Enem. A quarta e última sugestão, que recebeu cinco votos, era a criação de um percentual de vagas para o Enem.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, a escolha da proposta que indica a substituição da primeira fase pelo Enem deve-se ao fato de, no último concurso, os resultados do exame nacional terem sido mais altos que as notas do vestibular. "Não fazia mais sentido continuar com o modelo anterior. Com a mudança, teremos uma prova de nível infinitamente superior."

Entretanto, o diretor de ensino médio de um colégio da cidade, Wilson Adolfo Corrêa de Almeida, critica a época em que a decisão foi tomada. "Não temos críticas a respeito da mudança, o problema está no momento em que isso foi divulgado." Ele explica que os alunos são preparados de formas diferenciadas. "Se a preparação é para o Enem, trabalhamos de uma forma. Se preparamos para o vestibular, o enfoque é outro. Com isso, os alunos que passaram por preparação com foco no vestibular, fizeram simulados, por exemplo, e de certa forma, perderam tempo porque o conteúdo cobrado é completamente diferente."

A estudante Thalita Gonçalves da Silva acredita que a mudança pode prejudicar os candidatos. "Até então não sabíamos como o Enem seria usado, por isso, desenvolvemos um método de estudo totalmente voltado para o vestibular. Agora teremos que mudar tudo." Já o estudante Caio Lucas Fernandes afirma que a possibilidade de optar entre duas notas, conforme o último concurso, traz mais segurança. "Agora é tudo ou nada. Só temos uma chance de nos sairmos bem."

As inscrições do Enem estão abertas e prosseguem até o dia 9 de julho. As provas estão marcadas para os dias 6 e 7 de novembro. A segunda etapa do Vestibular 2011 da UFJF será realizada nos dias 20 e 21 de dezembro, quando o candidato realizará provas com questões abertas relacionadas às áreas específicas de acordo com a escolha do curso. A alteração não interfere no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) nem na política de cotas da UFJF.