• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Segunda-feira, 9 de agosto de 2010, atualizada às 18h

    Protocolo de intenções para a criação de consórcio entre universidades mineiras será assinado

    Daniele Gruppi
    Repórter

    O protocolo de intenções para a formação de um consórcio público entre sete universidades mineiras será assinado nesta terça-feira, dia 10 de agosto, em Divinópolis. Trata-se do passo oficial para que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de Alfenas (Unifal), de Itajubá (Unifei), de Lavras (Ufla), de São João del-Rei (UFSJ), de Ouro Preto (Ufop) e de Viçosa (UFV) passem a formar a chamada "superuniversidade", a terceira maior universidade do país.

    O presidente Luiz Inácio da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haadad, também participam da cerimônia. Na ocasião será inaugurado, em Divinópolis, o campus da UFSJ, que recebe o nome da mãe do presidente, Dona Lindu.

    O documento é uma proposta preliminar com algumas diretrizes básicas para a criação do consórcio. Após a assinatura, as instituições terão 60 dias para trabalhar no projeto de um Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) para definir ações nos próximos cinco anos. O consórcio passa a funcionar, na prática, a partir de 2011. 

    O reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, que esteve reunido com Fernando Haddad na tarde desta segunda-feira, 9, para acertar pontos do protocolo, diz que a iniciativa aponta para fortes ações na área de pesquisa, ensino e extensão. Segundo o reitor da UFJF, Henrique Duque, o assunto será debatido pelo Conselho Superior (Consu) até que seja definido o melhor para a instituição. Ele está na expectativa para a formação do consórcio. "Será positivo para a universidade e trará melhorias para a graduação e pós-graduação."

    O consórcio visa construir parcerias, compartilhar conhecimentos e experiências entre as universidades federais consorciadas e intensificar sua relação com os governos Federal, Estadual e Municipal e com as agências de fomento, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão e a capacidade destas instituições no atendimento às demandas da sociedade.

    Superuniversidade

    No conjunto, essas instituições têm campi em 17 municípios do sudeste de Minas Gerais e atendem polos de educação a distância em 55 cidades. Elas reúnem 3,5 mil professores, quatro mil técnicos administrativos, 41 mil alunos de graduação e 5,3 mil de pós-graduação.

    Em 260 cursos presenciais, essas instituições oferecem 15,6 mil vagas de ingresso anual, além de 111 cursos de mestrado e 59 de doutorado. As universidades são ainda reconhecidas pela qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. Na graduação, todas contam com índice geral de cursos (IGC) entre 4 e 5. Na pós-graduação, 15 programas têm nível 5; cinco têm nível 6 e dois nível 7, o mais alto.

    Objetivos da superuniversidade
    • Promover a integração acadêmica nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, gestão universitária e inovação;
    • Implementar políticas visando à integração e complementaridade de ações das Universidades Federais consorciadas;
    • Buscar práticas inovadoras e sinérgicas visando à otimização de recursos para o desenvolvimento e troca de tecnologias e conhecimento;
    • Atuar em áreas estratégicas;
    • Promover técnicas inovadoras de ensino, pesquisa e extensão visando à formação e aperfeiçoamento de profissionais na busca de políticas de inclusão e de impacto para o desenvolvimento;
    • Desenvolver pesquisas científicas de impacto social;
    • Promover extensão de qualidade e inclusiva;
    • Participar do processo de desenvolvimento social, econômico e territorial em sua região de atuação.

    Fonte: UFV

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.