Terça-feira, 28 de setembro de 2010, atualizada às 12h

Alunos de escolas públicas competem nas Olimpíadas de Robôs da UFJF

Pablo Cordeiro
Repórter

Trinta alunos das escolas Municipal José Calil Ahouagi, no Nova Califórnia, e Estadual São Vicente de Paula, no Borboleta, irão participar da sétima edição das Olimpíadas de Robôs da 33ª Semana da Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, montarão robôs de blocos de plástico e disputarão a modalidade Sumô de Robôs Automáticos, em que cada competidor terá que derrubar o adversário de um ringue. 

Os robôs são totalmente construídos pelos alunos. Além da construção, eles também são os responsáveis pela programação do software responsável pela movimentação dos robôs. Há dois meses, por duas vezes por semana, alunos dos cursos de Exatas da UFJF visitam as escolas e dão aulas para os alunos sobre o tema. Serão sete grupos, em que cada um terá seu projeto robótico próprio. A única restrição para esses robôs é o tamanho: não podem ultrapassar a medida de 20 cm².

Para o aluno do nono período de Engenharia Elétrica, Heverton Souza, a competição vai além da diversão, podendo despertar o interesse dos jovens em relação ao assunto. "A ideia é despertar o interesse numa área em que o Brasil precisa de profissionais. Assim, podemos buscar os alunos", pontua. Além do novo aprendizado, Souza também levanta a importância do trabalho em grupo e a interação com os colegas de classe.

Tecnologia

Souza explica que a montagem e programação dos robôs são direcionadas para iniciantes. Segundo ele, além dos blocos de encaixar, o kit contém três motores, quatro sensores e um bloco com microprocessador, responsável pela inteligência da espécie. Os sensores são programados em relação à distância, à luminosidade, ao som e ao toque. "Com o sensor de distância, o robô identifica o oponente; com a luminosidade, ele capta as diferentes cores do ringue; com o toque, percebe quando encosta no adversário", explica Souza. Na competição, o sensor de som não é muito utilizado.

Semana de Engenharia

A Semana de Engenharia ocorre entre os dias 4 e 8 de outubro. Os participantes poderão conferir, além de palestras e mini-cursos, uma partida de futebol entre robôs, com direito a uma câmera especial, onde o juiz será o próprio computador. A construção de pontes com papel será um dos destaques do evento.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken