Quinta-feira, 12 de maio de 2011, atualizada às 19h10

UFJF decide manter Enem como primeira fase e provas discursivas como segunda fase no processo seletivo 2012

Aline Furtado
Repórter
Sala de aula

Durante reunião do Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizada nesta quinta-feira, 12 de maio, a instituição decidiu manter, em 2012, o modelo de processo seletivo adotado neste ano.

Com isso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará valendo como a primeira fase e, como segunda etapa, serão aplicadas as provas discursivas da instituição, de acordo com a área de conhecimento do curso. O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) também não sofrerá alteração.

Outra decisão tomada durante o encontro desta tarde, é a de destinar 70% do total de vagas dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas e de Ciências Exatas ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Governo Federal. Dessa forma, para estes três cursos, não há mais vestibular tradicional, podendo os candidatos concorrerem por meio do Pism, 30% das vagas, ou do SiSU, 70% restantes.

"Tivemos um resultado muito positivo com relação às vagas destinadas ao SiSU no ano passado. Além disso, informações do Ministério da Educação (MEC) e de outras instituições revelam que cursos com baixa demanda têm a concorrência aumentada, assim como a qualidade dos candidatos selecionados, quando o processo seletivo é feito por meio do SiSU", destaca o presidente do Congrad e pró-reitor de Graduação da UFJF, Eduardo Magrone. As datas do processo seletivo 2012 devem ser divulgadas nos próximos dias.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken