Pism terá conteúdo cumulativo e provas de Filosofia e Sociologia

Operando há 13 anos, o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) sofrerá mudanças no sentido de ampliar a seleção. Diferente do que ocorre na atual edição, haverá a acumulação de conteúdo. Dessa forma, as provas dos módulos II e III poderão contar com assuntos cobrados nos anos anteriores. A decisão valerá para o próximo triênio que se inicia (2013-2015). A decisão foi votada em reunião do Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
No encontro, ficou também acertada a inclusão das disciplinas de Sociologia e Filosofia nas provas do Pism, em consonância com a Lei Federal 11.684 de 2 de junho de 2008. Este dispositivo institui a obrigatoriedade dessas disciplinas durante todos os anos do Ensino Médio. Neste caso, ainda não está definida a forma com que os novos conteúdos serão incluídos nos programas. A matéria será objeto de deliberação de reunião prevista para o próximo ano.
Foi cogitada ainda a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como a terceira etapa da seleção, da mesma maneira como ocorre com o Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A proposta, porém, não obteve a maioria dos votos. O Congrad decidiu permitir que o aluno participante do Pism III também concorra às vagas ofertadas pela UFJF no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Assim, haverá para esses candidatos duas chances possíveis de ingressar na instituição: pelo programa seriado e pelo Sisu, através da nota do Enem. A decisão já vale para 2012 quando a UFJF passa a destinar todas as vagas antes disputadas pelo Vestibular (70% das cadeiras) para o Sisu.
- UFJF acaba com Vestibular a partir do próximo ano; Pism é mantido
- Fim do vestibular da UFJF divide opiniões entre estudantes e professores
- Cursos privados de Direito em JF devem investir em tradição acadêmica
Percentual de vagas é mantido
O conselho decidiu que o programa continuará possuindo o mesmo quantitativo de vagas (30% do total) e sendo aplicado em três módulos, com provas objetivas e discursivas. No módulo III, as provas discursivas continuam avaliando apenas as disciplinas relacionadas à área de conhecimento do curso escolhido.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken