Ser uma mulher realizada e reconhecida profissionalmente. Isto lhe parece possável?

Por

Elizabeth Soares 10/03/2008

Ser uma mulher realizada e reconhecida profissionalmente Isto lhe parece poss?vel?

S?o muitos os pap?is que a mulher do s?culo 21 conquistou para desempenhar... Pap?is que se multiplicaram ap?s uma grande e r?pida evolu??o que aconteceu no mundo moderno. Para entender o tamanho desta mudan?a s?cio-cultural basta pensar que a mulher brasileira come?ou a exercer seu papel de cidad? atrav?s do voto no ano de 1932 e, atualmente, 76 anos depois de oficializar esta participa??o na vida pol?tica do pa?s, elas j? se encontram na chamada "Arena Corporativa" competindo por um alto cargo nas empresas e na sociedade lado a lado com os homens.

A mulher descobriu-se como produtiva fora do lar e sua contribui??o financeira tem sido mais importante a cada dia. No Brasil, segundo o Instituto Ethos, as mulheres representam 50% da for?a de trabalho em geral, 35% do quadro funcional das empresas, 28% dos profissionais em n?vel de supervis?o e 9% em n?vel de diretoria.

Esta nova mulher que vem conquistando espa?os cada vez maiores e mais altos por vontade e por necessidade pode passar uma imagem de super mulher. Al?m de assumir as atividades tradicionalmente femininas, passou a absorver os desafios da mulher moderna: uma casa bem arrumada; marido apaixonado; filhos saud?veis, educados e estudiosos; ter corpo, cabelo e unhas bem cuidadas e, como se tudo isto n?o bastasse, uma coloca??o no mercado de trabalho com uma recompensa financeira que justifique entrar nesta maratona...

Ser? mesmo poss?vel atingir este ideal que o mundo de hoje nos apresenta? Esta mulher moderna tem se mostrado sobrecarregada. Seu tempo ? curto. Os pap?is s?o mesmo muitos. Exigem bastante, f?sica e emocionalmente. Os filhos pedem tanto... ? preciso ir ao supermercado... Cuidar da casa... Pagar contas... Ir ?s reuni?es da escola... Ser motorista dos filhos... Conversar com a empregada... Preocupar-se com prazos e os planos de crescimento profissional... Ser? mesmo poss?vel ser ?tima em tudo?

Veja a seguir alguns pontos importantes que podem ajud?-la a se conhecer melhor, provocar algumas mudan?as em sua maratona di?ria e a sentir-se mais segura de seus pr?prios passos:

Liste seus pap?is e estabele?a metas

Quais s?o os pap?is que voc? desempenha atualmente? Al?m de profissional, o que mais exige sua dedica??o? Ser m?e, amiga, irm?, filha, motorista, estudante, atleta... Pense nos planos que voc? deseja fazer para se realizar em cada um destes pap?is e qual deles ganhar? uma maior relev?ncia nesta fase de sua vida. N?o ? l?gico e produtivo pensar que voc? ser? ?tima em todos os pap?is que exerce e ao mesmo tempo. Estabele?a foco. Realize-se por ?reas.

Experimente dividir responsabilidades: delegue

? comum vermos uma mulher acreditando que "se n?o fizer certas coisas ningu?m mais far?", ent?o, o que acontece? Ela se "mata de trabalhar" e n?o cuida de alguns aspectos importantes para a sua carreira profissional. Lembre-se de que quem ganha promo?es ?, na maioria das vezes, quem apresenta o trabalho pronto, e n?o quem faz o trabalho. Exercite pensar de forma estrat?gica e ampla, isto ?, pense primeiro no resultado que deseja atingir e depois em como far? para chegar at? ele.

Trabalhe o medo feminino de ferir os sentimentos alheios

As mulheres costumam ser muito mais tolerantes e preocupadas em fazer ou falar coisas que magoem os sentimentos dos outros. Isto pode resultar em mulheres que priorizam as necessidades alheias em detrimento das suas, ou seja, um perfil de mulher compreensiva demais, educada demais... Estabelecer limites pode ser ?til a voc? e para o valor de sua pr?pria imagem.

No fim das contas, seja qual for a sua escolha em rela??o aos seus pap?is priorit?rios, saiba que, talvez, muito mais do que o sucesso, seu maior desafio nesta vida ainda pode ser o caminho do autoconhecimento, isto ?, mudar o que for poss?vel e se contentar com tudo o que voc? ?.

Saiba mais
  • Mulheres ousadas chegam mais longe. FRANKEL, LOIS P., Editora: GENTE
  • Mulheres boazinhas n?o enriquecem. FRANKEL, LOIS P., Editora: GENTE

Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com