Escolas já podem agendar visitas ao Jardim Bot?nico da UFJF

Por

Escolas j? podem agendar visitas ao Jardim Bot?nico da UFJF
Terça-feira, 26 de março de 2019, atualizada às 17h53

Escolas já podem agendar visitas ao Jardim Botânico da UFJF

Da redação

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferecerá roteiros especiais de visitação para professores e alunos entrarem em contato direto com espécies nativas e raras de Mata Atlântica, além de conhecerem mitos e histórias da floresta. Para isso, profissionais interessados em levar suas turmas já podem agendar visitas ao Jardim.

O formulário online para a inscrição já está disponível no site do Jardim Botânico. No total, são cerca de 80 vagas para os meses de abril, maio e junho. A agenda para os meses seguintes será aberto no início do segundo semestre.

As visitas escolares ocorrerão de terça a quinta, com duração máxima de três horas, no período da manhã, das 8h às 11h, ou no período da tarde, das 13h às 16h. Em cada turno, serão permitidos até 45 alunos e mais 5 professores e acompanhantes.

A primeira data disponível para visitação escolar é o dia 16 de abril. O público em geral poderá visitar o jardim, sem necessidade de agendamento, a partir da tarde do dia 12 de abril, após a solenidade de abertura para convidados. Aos domingos o Jardim também ficará aberto.

Educação ambiental

Nos passeios agendados, as escolas poderão escolher dentre cinco roteiros preparados pela equipe de educação ambiental ou optar por percurso livre. Os roteiros permitem conhecer a área do Jardim por meio de enfoques diferentes, partindo desde assuntos relativos a características das espécies botânicas a temas socioambientais e mitos relacionados à flora e meio ambiente.

Roteiros disponíveis

Os grandes grupos vegetais: Com foco nos grupos vegetais, esse roteiro busca apresentar e analisar a diversidade do jardim. Os pontos de visitação destacam as características morfológicas, ecológicas e evolutivas, além da importância econômica das espécies presentes no percurso. Assim, este roteiro estabelece um diálogo direto com os temas lecionados nas escolas, funcionando como um instrumento complementar de ensino aos professores.
Sugestão etária: a partir de 12 anos.

Tempo estimado: uma hora.

Diversidade vegetal e etnobotânica: Esse roteiro explora a diversidade vegetal e os saberes populares associados a tais recursos. Para além dos nomes científicos e populares das espécies, o roteiro enfoca principalmente os saberes indígenas, quilombolas, campesinos e tradicionais. Os pontos de visitação desmistificam os saberes “não acadêmicos” como sendo inferiores.
Sugestão etária: livre.

Tempo estimado: três horas.

Processos e relações ecológicas: A diversidade vegetal não é algo estático, pelo contrário, as espécies se relacionam de diferentes maneiras. O roteiro explora as relações entre as espécies como uma constante alteração, revelando processos intrigantes como o mutualismo, o parasitismo e a competição.
Sugestão etária: a partir de 10 anos.

Tempo estimado: duas horas.

Socioambientalismo: Com foco crítico nas questões históricas, políticas e econômicas da relação entre sociedade e natureza, o roteiro propõe um debate relacionado aos conceitos e estruturas sobre o meio ambiente. Nas discussões propostas, que buscam desmistificar discursos hegemônicos, temas como as reais causas da perda da biodiversidade e a importância da agricultura familiar.
Sugestão etária: a partir de 12 anos.

Tempo estimado: três horas.

Mitos, heroínas e heróis brasileiros: Como uma forma de resgate e valorização da cultura nacional, o roteiro foca nos mitos, heroínas e heróis populares da nossa história. Para além de relatos ou causos, há a preocupação de discutir temas fundamentais a uma sociedade mais justa, respeitosa e igualitária, como feminismo, racismo e etnocídio.
Sugestão etária: livre.

Tempo estimado: à escolha do visitante.

Roteiro livre: Neste roteiro, os monitores do Jardim Botânico guiam o grupo de visitantes em percurso não definido, atendendo suas possíveis expectativas que surjam com sua interação com os elementos do local. Sugestão etária: livre. Total de pontos: 10.

Tempo estimado: à escolha do visitante

Funcionamento aos domingos

O Jardim Botânico terá mais um dia de funcionamento. Em vez de abrir apenas de terça a sexta, o espaço receberá visitantes também aos domingos. Em todos esses dias, a visita gratuita será das 8h às 17h, com última entrada às 16h30. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre o Jardim, que será aberto no dia 12 de abril.

A entrada do Jardim Botânico é pela Rua Coronel Almeida Novais 246, no Bairro Santa Terezinha.