Terça-feira, 20 de novembro de 2012, atualizada às 13h20

Prova do Enade será aplicada neste domingo


Da Redação
Prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai aplicar, neste domingo, 25 de novembro, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para universitários que concluem a graduação em todo país. Devido à greve das instituições de ensino superior, foram dispensados os estudantes que colariam grau em agosto deste ano. Também estão liberados do exame, os alunos matriculados em instituição estrangeira e os estudantes que ingressaram em 2012.

Serão avaliados neste ano os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais também serão avaliados.

De acordo com o Inep, em 2012 não haverá processo de amostragem. Todos os estudantes que concluem a graduação neste ano serão obrigados a fazer a prova. Segundo a autarquia, o aluno concluinte que não realizar a teste não receberá o diploma, já que o Enade é componente curricular obrigatório.

Entre os objetivos do Enade está a avaliação do desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos previstos nos cursos de graduação e a aferição do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Os resultados da avaliação são utilizados em atividades de regulação do ensino superior pelo Ministério da Educação (MEC), como a elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus respectivos cursos. Criado em 2004, o Enade é aplicado anualmente pelo Inep e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Prova

A prova será realizada às 13h. Para saber o local, o aluno pode consultar o sistema do Enade com o número do CPF. O resultado do exame deve ser divulgado até o dia 25 de dezembro.

Os textos são revisados por Juliana França

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.